segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

"Ninguém o despreze por ser jovem!": algumas inspirações a partir da assembleia



Graça e Paz!


O nosso encontro paroquial realizado no dia 29 de janeiro se articula a partir de uma pesquisa dividida em três momentos:


O primeiro momento foi quando se pediu que nossos crismandos, quase 80 jovens entre 14 e 28 anos respondessem o que era preciso para que a Igreja fosse uma realidade mais próxima deles. Em outras palavras, como a Igreja precisa agir para que o jovem se sinta Igreja viva? 

O segundo momento foi quando os grupos e conselhos comunitários responderam sobre como a Igreja estava agindo e como deveria agir para ser mais acolhedora para os jovens.

O terceiro momento foi quando todas as representações paroquiais puderam refletir e debater sobre propostas, erros e acertos nesse trajeto de relação Igreja - Juventude. 

O resultado nos oferece luzes para um Plano de Ação Pastoral grandioso em vista da juventude paroquial. Apresentaremos agora o resultado dos três momentos acima:

1. CRIAÇÃO DE GRUPOS EM CADA COMUNIDADE E UM Conselho Paroquial da Juventude

Como será feito o conselho paroquial da Juventude?

O CONSELHO PAROQUIAL DA JUVENTUDE será construído a partir de escolhas feitas em cada comunidade. Neste sentido, nove nomes devem sair direto das comunidades (um de cada comunidade) sem qualquer tipo de intervenção de conselhos comunitários ou mesmo do padre. O representante da comunidade que estará no conselho deve ser escolhido pelos jovens da própria comunidade. Depois de um tempo, o movimento lógico é que o núcleo de agora ceda lugar ao conselho paroquial da juventude em um tempo hábil.

E O CONSELHO PASTORAL QUE JÁ EXISTE EM CADA COMUNIDADE?
 
Cada comunidade de nossa Paróquia já possui um Conselho Pastoral. É urgente que cada conselho comunitário ESCOLHA TRÊS JOVENS que tenham vivência na comunidade para que sejam integrados ao CONSELHO COMUNITÁRIO. Assim, se garante a participação dos jovens no conselho que atua na condução conduz dá comunidade.

Daqui se faz urgente também que cada conselho comunitário pense e articule ações que estabeleçam grupos de jovens EM CADA COMUNIDADE e deste grupo que deve nascer em cada comunidade é que os jovens apresentarão o nome para o Conselho de juventude paroquial. Assim se conclui que o jovem que vem para o conselho paroquial da juventude deve estar enraizado em um grupo de jovem da sua comunidade. 

Enquanto o Conselho se articula como acima falado, tomei a liberdade de convidar algumas pessoas que irão me ajudar a avaliar projetos e dar encaminhamentos com base nas linhas que aparecem nas linhas que resultaram da Assembleia. Eis os nomes:

James Marcolino
Renã 
Lais Carter
Carlos Henrique
Jessica
Annyelle 
Moacir Neto ( Netinho)
Lilia
José Silva

Chamo este grupo de NÚCLEO JOVEM PAROQUIAL. Estas pessoas dividem comigo a partir de agora as responsabilidades na elaboração, manutenção e andamento de tudo o que for apresentado para a Paróquia. Bem como auxilio nas próprias comunidades. Eles não são o Conselho Paroquial da Juventude mas serão um grande auxílio para cada um de nossas comunidades pois estarão a serviço do Conselho.

 
2. Acolhida: em todas as respostas aparece a menção à falta de acolhida aos jovens. 

3. Incentivo e motivação: se faz necessária a elaboração de ações que incentivem e motivem os jovens a caminharem com a Igreja com mais protagonismo. 

*  Sobre incentivo e motivação algumas sugestões já surgem e assim unem os dois primeiros pontos:

a. Gincana; (menciona apenas como gincana pode ser uma menção à gincana bíblica. Caso sim, pode ser uma atividade do mês da Bíblia caso não pode ser enquadrada nos jogos olímpicos paroquiais)
 
b. A missa da Juventude (que já acontece mensalmente na Matriz) passar a ser em cada comunidade, contar com a presença de jovens das comunidades e apresentar espaços para que os jovens possam participar melhor das equipes de liturgia em suas comunidades. (Esse ponto foi debatido na própria assembleia e já se definiu essa possibilidade. Veremos os meios para viabilizar a passagem pelas comunidades a partir do período pascal)

c. Retiros Jovens; (Pode ser realizado pelo próprio EJC, mas também pelo Amor Fraterno e pelo ECC - Será pauta de uma das reuniões com o Núcleo acima citado bem como com representações de dos três grupos acima citados.

d. Adoração Jovem; (Foi pedido aos Conselhos Comunitários que estabelecessem um dia semanal de adoração ao Santíssimo. Poderia ser pensado pelo mesmo conselho um desses dias dedicado à juventude da comunidade. A nível de Paróquia, os jovens terão um espaço privilegiado a partir do Cerco de Jericó)

e. Encontro de namorados (o retorno desta atividade) - (Estamos em conversas com equipes que possam trazer de volta esta atividade com temas que girem em torno da sexualidade e da necessidade de relações que edifiquem a juventude).

f. Retorno do "Bloco" Vitória do Ressuscitado ( Estará incluído na Programação Pascal)

g. Retorno do Serenatal (Será discutida suas implicações no antigo formato para o mês de dezembro)

h. Vigílias Jovens (Até aqui em nossa Paróquia tem sido responsabilidade do EJC. Foi apresentada a necessidade de uma ampliação da Equipe. No entanto, a primeira dessas vigílias deve acontecer no Cerco de Jericó

4. Formação: em vários textos se mencionou a necessidade de formação. Esta se divide em algumas frentes:

a. Litúrgica(Estará na pauta de debates com o Núcleo acima citado)
b. Musical (Estará na pauta de debates com o Núcleo acima citado)
c. Bíblica (Estará na pauta de debates com o Núcleo acima citado)
d. Doutrinal  (Estará na pauta de debates com o Núcleo acima citado - em vista de celebramos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Seria interessante começar conhecendo Nossa Senhora)
e. Humana (Estará na pauta de debates com o Núcleo acima citado)
f. social (Estará na pauta de debates com o Núcleo acima citado)

5. Esporte - Cultura - Lazer:  sugestões giram em torno da volta das Olimpíadas Paroquiais, atividades como um show de calouros, peças teatrais, viagens de turismo religioso. (Estará na pauta de debates com o Núcleo acima citado. Porém, seria interessante que acontecesse no mês de julho, após a Festa de São Pedro e São Paulo e antes da Festa de São Joaquim e Santa Ana)

6. Ações sociais: Uma linha social aparece no que diz respeito a ações como visitas a asilos e a hospitais, a pessoas doentes. (Estará na pauta de debates com o Núcleo acima citado)

7. Atualização da Igreja por meio das Mídias virtuais: o pedido é que a Igreja se valha do mundo virtual para ser mais acessível e participar melhor do universo jovem. (Estará na pauta de debates com o Núcleo acima citado. Criação de um canal no youtube? 

Embora tenha sido dito que isso passará pelo núcleo que está citado acima, cada comunidade já tem daqui um bom material para uma avaliação e viabilidade.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.