sábado, 10 de setembro de 2016

Mediação e intecessão

Muitos nos acusam de colocar Maria e os Santos no lugar do Único Mediador entre os homens e a Deus-Pai , que é Jesus Cristo:

I Timoteo 2,5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.

Logicamente como todos os Cristãos, nós católicos acreditamos que as graças vem por meio de Jesus Cristo, como o único mediador. Isto não quer dizer que nós não nos dirigimos a Deus Pai ou ao Espírito Santo diretamente. A inferência lógica da tradução de 1Timóteo 2,5 é aquela que nós precisamos sempre ir primeiro a Cristo pois só ele pode nos conceder salvação. 

O próprio Cristo nos disse que, quando rezamos, precisamos dizer: “Pai nosso que estais no céu…” Que aquele texto de 1Timóteo 2,5 não é para dizer que não podemos rezar diretamente ao Pai mas que Jesus é o único que o Pai instituiu como salvador. Mas há um debate por outros textos que deixam claro o papel de um intercessor. 

“Rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas vossas orações por mim a Deus” (Romanos 15,30).

Então fica claro que nós católicos temos apenas um Mediador, mais vamos começar pela analise das palavras mediador e intercessor muito confundido e mal interpretado entre os que nos acusam:

Mediador: Aquele que media duas partes.

Intercessor: Aquele que intercede, ajuda.
Então apenas vendo a diferença entre as palavras vemos que é um erro a acusação de que colocamos Maria e os santos no lugar de Jesus, afinal o unico que pode e fez o homem ter de novo a comunhão com Deus foi Jesus, o Salvador. Para compreendermos o que é mediação poderemos ler estes textos também

Romanos 5, 19 "Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos" 
Romanos 6,6 "Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado."

Deus atraves da Historia sempre utilizou de intercessores, quer seja de sua palavra ou quer seja de sua graça.  Deus usa de nossas orações e intercessoes pelo proximo para sua obra de Salvação, basta você enxergar a vontade do Senhor que se utiliza da nossa intercessao e intermedio:

Atos 19, 11-12 “Deus fazia milagres extraordinarios por intermedio de Paulo, de modo que os lenços e outros panos que tinham tocado o corpo eram levados aos enfermos e afastavam-se deles as doenças e retiravam-se os espirtos malignos”

Atos 5,15 “Punham-nos em leitos e macas a fim de que, qdo Pedro passasse,ao menos sua SOMBRA cobrisse alguns deles”
Feita essa delimitação, percebamos que o intercessor tem um trabalho na obra de Deus: 

2 Corintios 1,11:  "Se nos ajudardes tambem a vós com oraçoes em nossa intenção. Assim esta graça obtida por intervenção de muitas pessoas lhes será ocasião de agradecer a Deus a nosso respeito."

Houve um meio estabelecido pelo próprio Cristo para conhecer a Ele. Nosso Senhor Jesus Cristo escolheu doze apóstolos para ensinar a todos quem Ele era, e quem não ouve  estes não ouve o próprio Cristo: “Quem vos ouve, a Mim ouve” (Lc, 10, 16).

O poder de interceder está expresso em diversas passagens das Sagradas Escrituras, como nas Bodas de Caná, onde Nosso Senhor não queria fazer o milagre, pois “ainda não havia chegado Sua hora” e “o que temos nós a ver com isso (com a falta de vinho)?”. Bastou Nossa Senhora pedir para que seu Filho fizesse o milagre, que Ele adiantou sua hora para atender à intercessão de sua Mãe Santíssima.
Paulo na mesma carta que afirma Jesus como Único mediador entre Deus e os homens, também indica intercessores: I Timoteo 2,15 “Recomendo que faça preces , orações , suplicas e ações de Graças por todos os homens”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.