segunda-feira, 9 de março de 2015

Plano de Ação Pastoral - Dia 8 de março

 A primeira parte é o Plano de Ação em seus fundamentos e uma segunda parte diz respeito a como as comunidades devem organizar o mapeamento das áreas a serem atingidas no período da missão. Agora apresentamos a terceira parte e esta diz respeito aos passos necessários aos grupos, pastorais e movimentos que estarão envolvidos neste processo.

1. Cabe ao grupo conhecer o Plano de Ação Pastoral bem como o material referente a como as comunidades se organizarão para o mapeamento das áreas. Por isso propomos as reuniões dos grupos,  a partir de sua coordenação em dois momentos (preste atenção, dois momentos e não apenas duas reuniões...)

a. Leitura e debate acerca do Plano de Ação Pastoral
b. Leitura e debate sobre os passos para o mapeamento

2. Os grupos devem manter contato com os conselhos das comunidades que compõem as áreas a serem visitadas nas missões.

3. Cabe aos grupos o conhecimento antecipado do mapeamento feito pelos conselhos das áreas de missões.

4. Cabe a cada grupo a partir das divisões propostas nas áreas pensar uma forma pela qual será possível uma divisão do próprio grupo em vista de uma área maior de ação. Tomando cuidado para que os grupos não sejam pequenos demais.

5. Todos os coordenadores de grupos devem se reunir com os Conselhos das Comunidades em vista da elaboração de um calendário que valorize a semana de terça a sábado.
Alguns encaminhamentos:

Caberá ao EJC e ao Grupo de Coroinhas a panfletagem;

Os Ministros Extraordinários da Comunhão, o Grupo de visitas do Amor Fraterno, a Legião de Maria, serão responsáveis por visitas durante o dia, de acordo com as propostas feitas por estes grupos e os Conselhos das áreas a serem trabalhadas nas missões.

As equipes de Liturgia das Comunidades deve se responsabilizar por organizar com os Conselhos das Comunidades e com os Ministros da Palavra os momentos celebrativos a serem realizados nas áreas.

O ECC deve se responsabilizar por elaborar encontros com as famílias no modelo do encontro que acontece nos Círculos.

O EJC deve se articular para promover encontros com os jovens. Lembrando que estes devem acontecer nas comunidades presentes nas áreas. Ou na casa de jovens que residam nas áreas visitadas. Poderia se pensar vigílias da juventude.

O Amor Fraterno deve organizar seus momentos de oração para que aconteçam nas casas a partir do mapeamento já feito pelas comunidades que compõe as áreas, lembrando que será oportuno que o primeiro momento seja realizado já em uma casa de uma família e o último de cada área aconteça como Adoração em uma das comunidades como forma de reunir os visitados.

Terço dos Homens, Cenáculo e Terço da Família devem manter sua mesma estrutura de oração e trabalho, levando em conta que devem promover encontros nas casas das famílias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.