sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Reflexão do Evangelho do dia – Mc 6,14-29.


Herodes prepara um banquete para comemorar seu aniversário e convida os grandes da corte. Uma festa que deveria comemorar a vida acaba com a morte de um profeta inocente e justo.  João havia dito a Herodes: “Não te é permitido viver com a mulher de teu irmão”. Por causa disso Herodíades odiava João Batista e procurava uma maneira de silenciá-lo. Herodes gostava de ouvir as pregações de João, mas daí a se converter seria demais. Teria que mudar totalmente sua vida, pois ele era um rei injusto, infiel que vivia no adultério. A resistência à mudança de vida foi maior que admiração que ele tinha por João.

A morte de João Batista prenuncia a morte de Jesus que também morrerá por anunciar o reino de Deus e denunciar as injustiças daqueles que detinham o poder.

Todo aquele que trilha os caminhos de Deus e assume seu papel de cristão não deve temer ser perseguido e até a morte por causa do nome de Jesus. Quem assume a missão precisa ter em mente que assume os riscos que ela traz consigo. “Lembrem-se do que eu vos disse: não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, vão perseguir vocês também.” (Jo 15,20).

Os grandes e poderosos não suportam ser criticados e desmascarados, preferem viver na mentira a ter que abrir mão de seus privilégios. Assim como perseguiram o mestre, nos perseguirão também.

Enquanto os Herodes de todos os tempos oferecem banquetes que geram morte, Jesus nos oferece o banquete da vida, a Eucaristia. Para participar deste banquete vale a pena renunciar os prazeres e poderes deste mundo. Jesus nos convida ao seu banquete, somos felizes por sermos convidados para a ceia do Senhor. Onde ele próprio dá-se a nós como alimento para a vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.