segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Sugestões para a Primeira Semana da Quaresma



Graça e Paz!

No Evangelho da Quarta Feira de Cinzas, ocasião de abertura da Quaresma, Jesus nos ensinava sobre três práticas que nos conduzem neste período mas não apenas neste período e sim a partir deste período. A Quaresma é o período de início de uma caminhada constante de conversão. Por meio de sua Igreja, o Senhor nos oferece sempre a oportunidade de lutar por nossa conversão em vista da acolhida real e sincera do Reinado de Deus em nós.

O Jejum é algo que pode ser compreendido de maneira equivocada, nas redes sociais vemos pessoas exibindo fotos nas quais se pode visualizar suas novas formas físicas. Neste sentido, Jejum sem Oração é regime. Não estamos na Quaresma para perder peso, estamos para nos esvaziar daquilo que não nos aproxima de Deus e dos irmãos. Estamos vivenciando a Quaresma para fazer em nossa vida uma revisão acerca de nosso Batismo, de nossa adesão a Jesus e de nosso zelo pelo seu Reino. Mesmo os cristãos parecem ter perdido a noção do que significa o Jejum e passam a postar fotos sobre seu Jejum ou sobre o esquecimento do Jejum. Vale lembrar que Jesus afirma que a propaganda acerca destas realidades nos faz perder o reconhecimento da parte do Pai. 

Gostaríamos de fazer algumas indicações de Jejum, Caridade e Oração para esta semana:

Sobre o Jejum:

Não haverá grande riqueza em abrir mão de uma refeição, deixar de comer carne, se isto não for seguido de um amplo esforço de mudança de vida. Por isso, sugerimos a retirada de coisas que denigrem a imagem da pessoa tal qual ela deve se portar diante de Deus e do mundo. Ex. Ao longo desta semana e quem sabe daqui em diante, abrir mão daquela doentia dedicação às novelas, que nos últimos tempos são dedicadas apenas a afrontar a imagem da pessoa, banalizando a família, incentivando a traição, a mentira, a vingança, o ressentimento e a exclusão de todos os que são diferentes, a exploração do outro e a má imagem passada acerca dos pobres. Há nas novelas ultimamente um recurso que não poderá nos enganar: a temática homoafetiva. A questão é complexa e delicada para ser tratada com tanta banalidade como vemos nas novelas, além do que os intérpretes deste papel não possuem esta orientação sexual o que mostra que sob a desculpa de expor o tema, apenas vemos a banalização da própria questão.
Segundo, o chamada reality show, Big Brother Brasil que se sustenta de uma manipulação perigosa das pessoas que estão na casa e que é passada pela própria rede Globo como um laboratório acerca do ser humano. Como uma apresentação acerca do que o ser humano é capaz não induz os participantes a atos da altruísmo e solidariedade? Apenas se manipula para a batalha entre os participantes como se o ser humano não fosse capaz de bondade.
Terceiro, a Internet. Nós somos senhores do nosso tempo no sentido de que nós organizamos o tempo para o que nós desejamos. Mas a internet, super recurso de conhecimento e comunicação pode isolar a pessoa do mundo no qual ela vida. Sugerimos que cada um organize seu tempo e limite o tempo que passado na Internet. E além de olhar e regular seu tempo, saiba igualmente selecionar o que vai ver neste instrumento que pode sim fazer bem desde que seja bem utilizado!

Sobre a Caridade:

O Jejum fundamenta a Caridade pois o tempo redimido a partir dos exemplos acima pode ser dedicado com mais qualidade ao serviço dos outros: visita aos doentes por exemplo seria uma boa ação daqui em diante. Depois, nós vemos outras formas de caridade, com base na Liturgia de Domingo na qual se fala da Aliança vemos que somos responsáveis pela Criação inteira, neste sentido,  usar a mangueira para "varrer" a calçada, serviço que deveria ser feito com a vassoura, pode ser considerado PECADO, dado o fato de estarmos em uma crise no que diz respeito aos recursos. Outra coisa que poderíamos utilizar como exemplo é o Cuidado com o seu lixo e plantar uma árvore seriam obras de Caridade que demonstrariam o cuidado com a criação. Além destas que agora citamos, lembramos que "socorrer os aflitos em suas necessidades materiais e espirituais corresponde a um meio de se demonstrar a vivência e o Evangelho de Jesus".

Sobre a Oração:

Ao longo deste período fortalecer a participação na vida de oração de sua comunidade tendo como ponto de partida a sua vida familiar. Muitas práticas nos são oferecidas pela Igreja: Missa, Ofício Divino das Comunidades, Via - Sacra, celebrações da Palavra de Deus. Precisamos neste período fortalecer momentos também de Oração em família: o terço, a partilha da Palavra em casa, as orações antes das refeições.

Desejamos que ao final desta semana tenhamos chegado a percepção de que consigamos já nos livrar de muitas coisas que não nos servem e que não necessitaremos nunca! Uma ótima semana a todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.