quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Quem eram os destinatários do Evangelho de São Mateus?

O autor deste Evangelho é uma pessoa que se encontrava frente de uma comunidade viva; conhecia quais eram as suas inquietudes, deficiências, meio cultural, como refletiam, e soube falar de Jesus numa linguagem que todos podiam captar.

Diz-se que o Evangelho de Mateus surgiu por volta do ano 80, numa comunidade da Palestina ou Síria (talvez Antioquia), formada por judeus que tinham aceitado Jesus. Isto pode-se ver através de alguns indícios:

· Mateus 5, 23-24 – É o único Evangelho que reproduz esta fala do Senhor: “Se fores apresentares uma oferta sobre o altar…”. Supõe-se que os destinatários do Evangelho iam ao Templo de Jerusalém para oferecer sacrifícios.

· Mateus 24, 20 – (comparar com Marcos 13, 18); Só Mateus supõe, que para os seus leitores, uma fuga, pode ser problemática em dia de sábado.

· Quando fala das sinagogas dos judeus, diz sempre: “As sinagogas deles” (4, 23; 9, 35; 10, 17; 12, 9), como se houvessem outras, isto é, “as nossas”. Os destinatários do Evangelho reúnem-se em sinagogas.

Era uma comunidade que manejava muito bem a Sagrada Escritura, em que se pregava usando o Antigo Testamento. Era ainda uma comunidade que tinha as mesmas preocupações do povo judeu desse tempo: a vinda do Reino dos Céus e a chegada do Messias. Isso explica algumas das características do Evangelho: Mateus remete constantemente o leitor ao Antigo Testamento. Algumas vezes de forma explícita, narrando algum feito: “Isto aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz…”. Mas a maioria das vezes não acontece assim. Ele já sabe que a sua gente conhece a Sagrada Escritura, e basta-lhe introduzir frases, feitos ou formas de linguagem que para os seus ouvintes eram familiares, para suscitar-lhes a lembrança de algum texto do Antigo Testamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.