quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Os pobres, grande tesouro da Igreja

Recordando o título de um dos livros mais belos que já li na juventude, “Sabedoria de um pobre”, de Eloy Lecrerc, sobre a vida interior de São Francisco de Assis, eu me convenço cada dia mais de que a pobreza (não a miséria, como explica o Papa Francisco) é uma bênção.

Sobretudo a pobreza espiritual, essa da qual muitos ricos fogem, tentando afogá-la no sucedâneo das riquezas materiais, e que consiste em saber enfrentar as provações da vida com humildade, paciência, austeridade, simplicidade e caridade.

Os pobres são o grande tesouro da Igreja porque os pobres são os seus santos, seus bem-aventurados, seus baluartes. E se a Igreja opta por eles preferencialmente, não é por pena ou compaixão, como muitos acreditam, mas porque são o melhor que ela tem.

ADVERTISEMENT

Os ricos, no entanto, esses sim às vezes são atendidos pela Igreja com pena, porque costumam não se libertar do seu persistente autoengano, que os leva a ser altivos e exigentes demais.

Nas flores de São Francisco de Assis surgiram muitas histórias, literariamente maravilhosas e espiritualmente estimulantes, que nos fazem adentrar nesse grande mistério evangélico da pobreza dos ricos e da riqueza dos pobres, da qual São Francisco foi o mestre mais sábio.

Conta o santo que um dia, conversando com Frei Leão sobre a perfeita alegria, depois de mencionar todas as coisas deste mundo que não a dão, disse-lhe:

- Agora, quando chegarmos a Santa Maria dos Anjos e batermos à porta do lugar, o porteiro virá bravo e nos dirá: “Quem são vocês?”. E, quando dissermos: “Somos dois dos seus irmãos”, ele responderá: “Vocês estão mentindo: são dois ladrões que andam por aí enganando e roubando as esmolas dos pobres. Fora daqui!”. Ele não abrirá a porta e nos fará ficar do lado de fora, no meio da neve, da água e do frio, com fome, até que a noite chegue. Então, se diante de tanta injúria, tanta crueldade e tantos vitupérios, nós nos apoiarmos mútua e pacientemente, sem turbar-nos e sem murmurar contra ele, ó Frei Leão, nisso estará a perfeita alegria!

Nesta fraternidade dos pobres, em meio a penúrias e dissabores, mas abençoados pelo verdadeiro segredo da felicidade, que é o amor, esconde-se o maior tesouro, a maior riqueza. Como dizia Pedro Casaldáliga, “não ter nada, não levar nada, não pedir nada, não matar nada e esperar tudo de Deus”.


http://www.aleteia.org/pt/estilo-de-vida/artigo/os-pobres-grande-tesouro-da-igreja-5854980292476928

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.