terça-feira, 30 de setembro de 2014

Diaconato de Augusto Manoel






“Sejam misericordiosos, prestativos e fiéis à verdade do Senhor, que se fez servidor de todos” (São Policarpo).

          
O exercício do ministério diaconal, tão importante para a vida e missão da Igreja, aparece com particular destaque desde a era apostólica. Encontramos o evento inaugural deste ministério em Atos dos Apóstolos 6, 1-6 em que narra a instituição de sete homens “repletos de espírito e sabedoria”, encarregados das tarefas sócio-caritativas. Daí se nota que o nome diácono vem de diaconia que significa serviço, que por sua vez é o fundamento da comunidade cristã.

O magistério da Igreja, de modo particular na Lumen Gentium n° 29, nos ensina que a natureza deste ministério se configura na tríplice missão que é o serviço ao povo de Deus na diaconia da liturgia, da palavra e da caridade. Dentro do rito de ordenação, a validade do ato está na imposição das mãos feita pelo bispo e a oração consecratória em que ele diz: “Enviai sobre eles, Senhor, nós vos pedimos, o Espírito Santo, que os fortaleça com os sete dons da vossa graça, a fim de exercerem com fidelidade o seu ministério”.

A fidelidade ao ministério se dá primeiramente na fidelidade ao Cristo. Nas palavras de santo Inácio de Antioquia, o múnus que o diácono exerce é o próprio ministério de Cristo. Por isso que são Policarpo adverte na frase acima citada que tenhamos em nós o dom da misericórdia e da disponibilidade imitando Àquele que se fez servidor de todos. 

Diante desta motivação de cunho teológico percebemos a grandeza deste ministério e temos a clara convicção daquilo que Deus nos confiou. É de uma beleza toda particular chegarmos ao final de uma etapa formativa e refletir tudo aquilo que recebemos ao longo desta caminhada vocacional. Preparando-nos para a recepção do Sacramento da Ordem, o nosso coração e a nossa mente estão totalmente voltados para o Primeiro Amor. 

Há mais de dez anos Augusto Manoel deixou a casa paterna para dizer um Sim a Deus, consagrando a vida em prol da humanidade.  Deus nos oferece vários caminhos e conhece cada um de nós. Conhecendo o coração ele convida e acompanha, conduz e fortalece. 

Desejamos que o início desta nova etapa seja favorável para edificação da Igreja e sua própria santificação! 

Que Deus lhe abençoe sempre e as mãos do Pastor Cristo Jesus derramem incontáveis bênçãos a seu favor!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.