sexta-feira, 20 de junho de 2014

DIMENSÃO FORMATIVA




 1.1 – Objetivo:

Evangelizar todos os movimentos, pastorais e serviços, como discípulos missionários de Jesus Cristo, despertando o envolvimento das pessoas na comunidade, a fim de organizar e animar a Pastoral Paroquial.

1.2 – Fundamentação:

“Ele foi para a sua própria cidade e se pôs a ensinar na Sinagoga local, de modo que ficaram admirados. Diziam: ‘de onde lhe vem esta sabedoria e esses milagres?’” (Mt 13,54)

“O Cristo que ascende ao Pai e se oculta aos olhos da humanidade, continua evangelizado visivelmente através da Igreja, sacramento de comunhão dos homens num único povo de Deus, peregrino na história. A este povo Cristo envia o seu Espírito, “que impele cada um a anunciar o Evangelho, e que no íntimo da consciência faz aceitar e compreender a palavra de salvação.” (Evangelii Nuntiandi 75)

“O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra pelos sinais que a acompanhavam.” (Mc 16,20)

“A evangelização é um chamado à participação na comunhão trinitária. A evangelização nos leva a participar dos gemidos do Espírito que quer libertar toda a criação.” (Puebla 127). Na vida e ação evangelizadora, constatamos que no mundo moderno devemos responder a novas situações e necessidade da vida cristã. Neste contexto, também os movimentos e comunidades são uma oportunidade para que muitas pessoas afastadas possam ter uma experiência de encontro vital com Jesus Cristo, e assim recuperar sua identidade batismal e sua ativa participação na vida da Igreja. E, a missão da Igreja é anunciar o Evangelho de maneira tal que garanta ao cristão a relação entre a fé e a vida, tanto na pessoa individual, como no contexto sociocultural em que as pessoas vivem, atuam e se relacionam entre si. (DA n. 312 e 331) E reconhecendo que “ser discípulo é dom destinado a crescer” (DA 291), entendemos que é preciso fortalecer a fé para enfrentar os desafios, pois nossa missão evangelizadora precisa convocar todas as forças vivas do imenso rebanho que é o povo de Deus.

“Anunciar o Evangelho não é para mim motivo de glória. É antes uma necessidade que se me impõe. Ai de mim, se eu não anunciar o evangelho!” (I Cor 9,16)

Afirmamos que “vale a pena ser fiéis, vale a pena perseverar na própria fé. Mas a coerência na fé necessita também de uma sólida formação doutrinal e espiritual.” (Cf DA n. 261) Daí a necessidade da Formação.

“Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós” (1Pd 3,15)

Sabemos que os melhores esforços da paróquia devem estar na convocação e na formação de leigos missionários e que só através da multiplicação e capacitação de agentes poderemos chegar a responder às exigências missionárias do momento. (Cf DA n. 171 e 174) “Para cumprir sua missão com responsabilidade pessoal, os leigos necessitam de sólida formação doutrinal, pastoral, espiritual e adequado acompanhamento para darem testemunho de Cristo e dos valores do Reino no âmbito da vida social, econômica, política e cultural.” (DA n. 212)

“Olhamos para Jesus, o Mestre que formou pessoalmente a seus apóstolos e discípulos. Cristo nos dá o método. “Vinde e vede” (Jo 1,39); “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6); com Ele podemos desenvolver as potencialidades que há nas pessoas e formar discípulos missionários. (Cf DA n. 276) “A Formação bíblico doutrinal é uma necessidade juntamente com uma forte experiência religiosa e uma destacada vivência comunitária. Nossos fiéis precisam aprofundar o conhecimento da Palavra de Deus e os conteúdos da fé, visto que esta é a única maneira de amadurecer sua experiência religiosa. Nesse caminho, acentuadamente vivencial e comunitário, a formação doutrinal não se experimenta como conhecimento teórico e frio, mas como ferramenta fundamental e necessária no crescimento espiritual, pessoal e comunitário; (DA n. 226c) e, para que o anúncio querigmático e o testemunho pessoal dos evangelizadores possa levar a uma conversão pessoal e a uma mudança de vida, e a um engajamento comunitário, reconhecido por todos os cristãos. (Cf DA n. 226a)

“Mostra-me, Senhor, o teu caminho, para eu caminhar na tua verdade; faze que meu coração tema só o teu nome.” (Sl 86,11)

“Jesus Cristo fundou a sua Igreja com  a missão específica de evangelizar.” (João Paulo II SD n. 2). Para Paulo VI, “a tarefa de evangelizar todos os homens constitui missão essencial da Igreja. Evangelizar constitui, de fato, a graça e a vocação própria da Igreja, a sua mais profunda identidade. Ela existe para evangelizar.” (EN n. 14) “Evangelizar é anunciar a pessoa de Jesus Cristo, morto e ressuscitado, vitorioso sobre o mal e a morte. Para uma verdadeira evangelização é necessário anunciar o nome, a doutrina, a vida, as promessas, o Reino, o mistério de Jesus de Nazaré, Filho de Deus.” (EN n. 22)
“É o dom do serviço? Prestemos este serviço. É o dom de ensinar? Dediquemo-nos ao ensino.” (Rm 12,7) “Ide pelo mudo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda a criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado.” (Mc 16,15-16)

Prioridades:

a) Dedicar uma formação integral de forma a qualificar as nossas lideranças bem como evitar a clericalização das mesmas, mas despertar em cada um a partir de seu próprio carisma e disposição para servir a Cristo em nossas famílias, em sua comunidade e em nossa sociedade.

b) Implantar o Módulo IX da Escola da Fé e este ano nos dedicaremos ao Estudo das Cartas de São Paulo

c) Elaboração de um mecanismo mais rápido de formação para leigos. Nas palavras do Arcebispo dom Aldo “elaboração de prospectos”.


1.3 – Pastorais e Movimentos:

1.3.1 – Criar a Pastoral Familiar
Objetivo: Conscientizar sobre o valor e a responsabilidade da família na comunidade.
Prioridades:
a)     Criação da Equipe da Pastoral Familiar;
b)     Conscientização e revalorização da Família;
c)      Apresentar a Fundamentação e Mística  Familiar a partir dos das Escrituras e  Documentos.

Objetivos  específicos:

a)     Incentivar às famílias das nossas comunidades a vivenciarem momentos de oração, desenvolvendo a noção de Igreja Doméstica.

b)   Convidar famílias para se voltarem às comunidades;

c)     Retomar a identidade da família e seu lugar na sociedade;

d)      Estudar e refletir sobre os Documentos da Igreja, este ano, especialmente Familiaris Consortio.

Metas:

a)     Direcionar casais para o trabalho com a Liturgia e Catequese de jovens e adultos;

b)     Estudo do Documento da CNBB: A Família, o Trabalho e a Festa

Ações:

a)     Visitar famílias e fazer o convite direto para participarem da vida em comunidade a partir de grupos como Pastoral da Família e ECC, já que este ano acontece o Encontro de Casais com Cristo;

b)     Expor os objetivos, finalidade e importância da Pastoral Familiar na paróquia;

c)      Planejar as ações e celebrações para a Semana da Família


1.3.2 – Pastoral Vocacional

Objetivo geral: Despertar, animar e acompanhar os vocacionados à vida religiosa, Matrimonial, Sacerdotal e leiga missionária.

Prioridades:

a)     Priorizar casais de referência nas comunidades;

b)     Renovação da equipe central;

c)      Obra das Vocações Sacerdotais, cujo intuito é ajudar na manutenção da vida de nosso Seminário;

Objetivos específicos:

a)    Qualificar pessoas para a missão, trabalhando junto à Matriz e comunidades;

c)      Criar e tornar conhecida a O.V.S.;

Metas:

a)     Identificar os nomes dos casais vocacionais;

b)     Encontro de estudo bimestral;

c)      Mostrar a toda a comunidade paroquial o que é O.V.S. até maio de 2014;

d)     No mês de agosto, intensificar a divulgação, através do Padre e Equipe da O.V.S.




Ações:

a)     Entrar em contato com os casais, através do Padre, nas missas dominicais e especialmente nas missas dedicadas às famílias mensalmente e visitas às comunidades;

b)     Identificar um conteúdo, reunir a equipe e distribuir tarefas;

c)      Missas mensais dedicada às famílias;

e)     Encontro com os casais vocacionais das comunidades;

f)       Estudo de formação para a Equipe;

g)     Semana da família;

1.3.3 – Pastoral da Catequese

Objetivo geral: Evangelizar e catequizar para um maior conhecimento e adesão a Pessoa de Jesus Cristo, possibilitando uma vivência efetiva dos mistérios de nossa fé e compromisso qualificado com a comunidade local.

Prioridades:
a)     Formação do catequista;

b)     Compreensão da missão/vocação do catequista;

c)      Catequese com os pais;

d)     Vida litúrgica.

Objetivos específicos:

a)     Garantir melhor desempenho, segurança e alegria na missão catequética;

b)     Redescobrir o significado profundo do ser catequista;

c)      Motivar os pais para que assumam seus compromissos de cristãos;

d)     Envolver o maior número possível de crianças, adolescentes, pais e catequistas nas celebrações.

Metas:

a)     Participação de, no mínimo, 80% dos catequistas nos encontros de formação;

b)     Que possamos até o mês de agosto, na oportunidade do dia do catequista, ouvir de cada um a alegria e a satisfação de ser catequista;

c)      Definir o conteúdo e metodologia de trabalhar com os pais dos catequizandos até junho de 2014;

d)     Conseguir no mínimo 80% de participação dos catequizandos nas missas.

Ações:

a)     Estudar alguns textos bíblicos, Espiritualidade bíblica e formas de viver esta mesma espiritualidade no cotidiano;

b)     Retiro de catequista;

c)      Trabalhar a espiritualidade do catequista; reuniões dinâmicas, envolventes e ágeis; Convidar palestrantes de fora;

d)     Buscar uma bibliografia atualizada; selecionar conteúdos; preparar os encontros;

e)     Envolvimento maior na equipe de celebração, ensaio de cantos; distribuição de tarefas para os catequizandos e pais.

f) Elaboração de tarefas que sejam feitas em casa pelas crianças com a participação dos pais.

1.3.4 – Pastoral do Dízimo

Objetivo Geral : Divulgar o verdadeiro sentido do Dízimo e as suas três dimensões: religiosa, social e missionária.

Prioridades:

a)     Formação da Equipe Central;

b)     Dízimo: o que é?

Objetivos específicos:

a)     Qualificar para a missão;

b)     Divulgar o verdadeiro sentido do Dízimo.



Metas:

a)     Formação para a equipe central do Dízimo dia 29 de maio;

b)     Realização do encontro de formação em julho.

Ações:

a)     Definir dinâmicas do encontro; Preparar material para ser trabalhado;

b)    Dinâmicas de grupos; questionários; textos bíblicos que falam  do Dízimo.

1.3.5 – Pastoral da Comunicação – PASCOM

Objetivo Geral: Prestar aos paroquianos um serviço de qualidade, preparando todos para dar uma resposta madura e objetiva aos desafios da realidade que chegam até nós, muitas vezes falseados, através de uma longa viagem da comunicação.

Prioridades:

a)     Criação de uma Equipe de Comunicação;

b)     Utilização dos meios de Comunicação Social disponíveis na comunidade.

Objetivos específicos:

a)     Fortalecer a Equipe para melhor distribuição das tarefas;

b)     Evangelizar, através dos Meios de Comunicação Sociais.

1.3.6 – E.C.C.

Objetivo Geral: Evangelizar a Família, primeiro núcleo de afirmação da vida cristã e da evangelização, para despertar os casais para as Pastorais paroquiais.

Prioridades:

a)     A Motivação dos integrantes do ECC para participarem mais da Igreja, para isto retomaremos os encontros sobre espiritualidade conjugal;

Objetivos específicos:

a)     Formar grupos de casais para encaminhá-los às Pastorais da Paróquia;

b)     Aprofundar os conhecimentos sobre a Igreja, conforme as diretrizes da CNBB;

c)      Dar subsídios para um melhor conhecimento da Doutrina da Igreja (Escola da Fé – Módulo IX)

d)     Dar continuidade à formação dos casais e familiar pelo estudo e aprofundamento do Evangelho.

Metas:
a)     Promover o crescimento do ECC para fortalecer as Pastorais;

b)     Realização do ECC no mês de novembro.

c)  Promover encontros com os casais sobre Espiritualidade Conjugal

d) Missa dedicadas às famílias na última quinta de cada mês

1.3.7 – EJC

Objetivo Geral: Formar líderes jovens para atuar na Igreja e testemunhar a fé em Cristo no meio social.

Prioridades:
a)     Perseverança e envolvimento dos jovens na Igreja;

b)     Organização e preparação dos Jovens para trabalhos comunitários e pastorais;

c)      União, Oração e Integração dos jovens;

d)     Participação dos jovens na vida das comunidades.

Objetivos específicos:

a)     Identificar causas das faltas;

b)     Organizar os grupos;

c)      Convidar mais jovens para participar da vida de comunidade;

d)     Fazer encontros produtivos, envolvendo a todos;

Metas:
a)     Adaptar os horários para facilitar a participação dos jovens;

b)     Realizar atividades que mobilizem a juventude;

c)      Oportunizar mais encontros abertos;

d)      Incentivar e motivar para as Missas

g)     Implantação da Missa Jovem no último sábado de cada mês;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.