sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Quaresma: Por que a cor roxa é usada na liturgia?


Estamos vivenciando um tempo litúrgico muito especial na Igreja de Cristo. Seguimos por quarenta dias onde cada fiel tem a oportunidade de viver a conversão e recolhimento, e onde é comum, por exemplo, a prática do jejum, da caridade e da oração.

Nesta caminhada até a Páscoa, a Igreja se reveste da cor roxa em suas celebrações.

O Missionário Redentorista, Padre Luiz Carlos de Oliveira explicou que a cor roxa, usada na Quaresma, no Advento e nas missas funerais indica tempo de reflexão, penitência, conversão e mesmo sofrimento de morte.

“Antes, nos funerais e na Semana Santa, era usada o cor preta. No Domingo de Ramos e na Sexta-feira Santa agora se usa o vermelho que significa a glória e o martírio de Cristo. A cor preta nas missas funerais não é mais obrigatória. São poucos que usam”, explicou.

De acordo com o Missionário Redentorista, no tempo da Quaresma a cor roxa significa que se busca uma concentração na reflexão, nas atitudes penitenciais e na disposição de conversão.

Padre Luiz Carlos ainda completou que é um convite a ter um tempo diferente.

“Como a sociedade não é mais cristã, cada um procure moderar a dissipação e concentrar-se no único necessário, como disse Jesus aos apóstolos no Horto das Oliveiras: ‘Não fostes capazes de vigiar comigo por uma hora? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação, pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca’ (Mt 26,40-41)”, finalizou.

Redação Portal A12

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.