sábado, 29 de setembro de 2012

7 de outubro - Precisamos saber escolher!

Papo de Coroinha JOVEM: 7 de outubro - Precisamos saber escolher!: A todos os que lerem esta nota, desejamos todas as alegrias vindas de Nosso Senhor Jesus! Em todos os lugares da cidade ouvimos ...

DNJ - Dia Nacional da Juventude

DNJ - Dia Nacional da Juventude

Esse evento, que é uma preparação para a Jornada Mundial da Juventude, acontece dia 21 de outubro no Busto de Tamandaré, Praia de Tambaú, João Pessoa. A programação é a seguinte:

8hs - Ato Público em Defesa da Vida dos Jovens (cruzes representando a estatística das mortes dentro da região da Arquidiocese da Paraíba serão colocadas nas areias da praia.

9hs (previsão) - Torneio de Futebol e Vôlei de Areia

17hs (previsão) - PedalaCristo (ciclismo pela região)

18hs - Missa do DNJ

Em seguida sobem ao palco dos shows os grupos de louvor:

Exaltaí


Fraternidade Casa de Judá



Além dos Jovens de Mangabeira VII.

Vamos todos, além disso organizar a representação com nossa paróquia.

É verdade que a Igreja e os jesuitas defendiam os índios e apoiavam a escravidão dos Negros?

As Ordens religiosas e a posse de escravos:

Ao tentar denegrir a imagem da Igreja Hierárquica, em favor da IGREJA POPULAR instrumntalizada por estes teólogs esquerdistas de plantão entre eles esta persona non grata: O padre da TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO *José Oscar Beozzo , que cospe no prato do qual se alimenta, vem vergonhosamente acusar a Igreja do passado com sua visão reducionista, deturpada e anacrônica justificar teologicamente a escravidão, afirmando de forma “GENERALIZADA” que a Igreja tornou-se uma voz ativa na manutenção do sistema escravista, beneficiando-se também dele, fazendo uso da mão - de - obra escrava.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Fraternidade São Pio X (Série Sim Sim, Não Não)

Está sendo difundido em alguns blogs um artigo meu antigo, sem que se avise ao leitor que ele não é atual. Lendo-o com a falta de atenção que costumam usar, querem insinuar que eu defendo o atual processo de união entre a Fraternidade S. Pio X e o Vaticano. Convido os leitores a ler esse texto prestando a atenção devida, e perceberão que minha defesa de Dom Fellay nesse antigo artigo está baseada na afirmação categórica de que o Superior Geral da Fraternidade não faria, naquela ocasião, nenhum acordo prático, pois assim sempre ensinou em suas conferências: sem a conversão das autoridades romanas, não se pode pensar em acordo prático.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Festejos de S. Francisco 2012

Celebrações e Missas às 19hs.

Outubro Rosa



Paróquia São Pedro e São Paulo estará promovendo no mês de outubro, uma atividade voltada ao público feminino sobre a prevenção ao cancer de mama. Aguarde em breve a programação completa.

GINCANA PJ 2012 - DOMINGO


Domingo acontecerá a I Gincana PJ 2012. Evento realizado pela Paróquia São Pedro e São Paulo através da Pastoral da Juventude. Várias equipes começarão o dia organizando alguns detalhes da missa da manhã em nossa Igreja Matriz. Depois competirão nas provas dadas na reunião de representantes e as provas surpresa.
O almoço dará intervalo às competições e brincadeiras. As equipes devem ter o apoio dos integrantes que não estão entre os seis, pois esses outros farão a torcida e grito de guerra, além da ajuda prévia ao dia da Gincana.

Venham todos os paroquianos prestigiar esse evento jovem.
Dia 30 de setembro, a partir das 8hs, local ainda a definir.

Lucas Isídio de Farias
Pascom.

Como interpretar bem um texto?

A interpretação dos textos não é uma atividade inventada pelos professores para desespero dos alunos. Antes da gente, as cartomantes, os quiromantes, os astrólogos e outros jogadores de búzios, entre tantos outros decifradores de mensagens ocultas, dedicam-se a interpretar imagens, indícios, coincidências, cartas, linhas das mãos, estrelas, conchas, cinzas e sonhos.
A interpretação se torna uma atividade nobre, porém, quando se torna uma tarefa religiosa: instituir o significado da palavra de Deus através da interpretação dos livros sagrados, por exemplo a Bíblia. No princípio, só poderia haver uma interpretação correta do texto bíblico, restava encontrá-la.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Reformas na comunidade Sagrado Coração de Jesus









A Comunidade Sagrado Coração de Jesus vem, há mais de um ano, sido lugar de missão do EJC (Encontro de Jovens com Cristo) na Paróquia São Pedro e São Paulo. Esse mês tivemos no dia 21 uma missa solene a São Mateus. E, nessa ocasião, foi instituído o Santíssimo na Capela do SCJ.
E, para tanto, o EJC desenvolveu algumas restaurações na estrutura da capela: pintaram portas com verniz, da mesma forma o sacrário, pintaram as paredes da sala do Santíssimo, um profissional colocou gesso na mesma... Além disso, tempos atrás Emanuel e Diego colocaram as telas nas brechas laterais para que os gatos não entrassem mais e sujassem as paredes, altar, bancos e chão com seus pelos e dejetos.
Sem falar na colocação de pedras cerâmicas envernizadas na parte da entrada onde fica a imagem do Sagrado Coração de Jesus.
Por tudo isso, agradecemos ao EJC pelo empenho na comunidade e que a missão só está aumentando.
Contamos com todos!

Lucas Isídio de Farias
Pascom.

Átrio dos Gentios: a explicação da metáfora

O Pontifício Conselho para a Cultura, na sequência de um discurso de Bento XVI, desencadeou a iniciativa do “Átrio dos Gentios”, e, desde aí, assistiu-se a um verdadeiro florescimento de iniciativas e encontros em diversas cidades, que têm surpreendido pela sua originalidade e que tiveram uma etapa culminante no encontro do Santo Padre em Assis. De Bucareste a Florença, de Tirana a Barcelona, de Estocolmo a Palermo, de Praga a Marselha, até ao Québec e aos Estados Unidos os eventos multiplicam-se. Por vezes, também se tem verificado alguma polémica: certas formas mais agressivas de ateísmo sentem-se excluídas, acusando o diálogo de desenvolver-se só a um alto nível intelectual e com os chamados “ateus devotos” (alguns destes, por sua vez, também se têm queixado por não terem o protagonismo que gostavam). Está-se, claro, a avaliar estas críticas e a pensar numa resposta, mesmo sabendo que algumas delas são apenas provocatórias e minoritárias...

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Faltam 300 dias

Concurso Histórias de Natal chega à sua X edição abordando a temática da JMJ 2013

O Concurso “Histórias de Natal”, uma iniciativa do Centro de Estudos Culturais (CEC) e do Movimento de Vida Cristã (MVC) no Brasil, cujo objetivo principal é a recuperação do sentido cristão originário do Natal, e comemora este ano a sua décima edição abordando a temática da JMJ: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”, e conta com o apoio oficial do Comitê Organizador Local (COL), da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.

PE. LÉO - COMO MARIA, NA MINHA CARNE, GLORIFICO À DEUS



http://blogscatolicos.blogspot.com.br/2012/05/pe-leo-como-maria-na-minha-carne.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+blogspot/BeItJ+(Guia+de+Blogs+Cat%C3%B3licos)

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Papa Bento XVI entrega Exortação Apostólica para o Oriente Médio



'Possa a comunhão na fé, esperança e caridade ser reforçada nos vossos países e em cada comunidade ', exortou Bento XVI 

No final da Santa Missa celebrada na manhã deste domingo, 16, em Beirute, o Papa Bento XVI entregou a Exortação Apostólica pós-sinodal Ecclesia in Medio Oriente. Em seu discurso no ato da entrega, o Santo Padre disse esperar que o documento possa ser um guia para avançar nos caminhos por onde Cristo precede. 

Resumo da Exortação Apostólica para o Médio Oriente

Já é conhecido o texto da Exortação Apostólica para o Médio Oriente, cuja revelação e entrega está na base da visita que o Papa fez ao Líbano nos últimos dias.
O texto completo pode ser lido aqui, mas só para quem tiver paciência e tempo, porque são 96 páginas!!! Por isso, para vossa comodidade, aqui fica um curto resumo com os principais pontos.

NI DIOS ES PADRE, NI JESÚS, SU HIJO: ‘BIBLIA HALAL’

Una nueva traducción de las Sagradas Escrituras destinada a los países islámicos expurga la Trinidad del texto

En la nueva traducción de la Biblia realizada por Wycliffe Bible Translators para su difusión en países de mayorías musulmanas, Jesús ya no es el Hijo de Dios, ni Él mismo es Dios, ni Dios es Dios Padre, y tampoco hay Espíritu Santo, entre otras muchas ‘novedades’ teológicas. Wycliffe es una de las principales organizaciones traductoras de las Escrituras de todo el mundo y ha realizado hasta la fecha más de 700 versiones de la Biblia en lenguas vernáculas. Pero la Trinidad ha desaparecido de la última. La palabra ‘hijo’ ha sido expurgada cuando se aplica en los textos a Jesús en su calidad de Hijo de Dios. Puesto que el islam considera ‘idólatra’ la divinidad de Jesús -y como tales idólatras infieles trató y trata a los cristianos-, esta podría ser calificada como la primera traducción bíblica ‘halal’, pensada para no ofender a las comunidades islámicas en donde estas biblias van a ser repartidas.

domingo, 23 de setembro de 2012

A doutora e sua mães - Pe Zezinho scj



Um livro de mil páginas não seria suficiente para falar de Zilda Arns. Também não o seria para falar de seu irmão mais velho Dom Paulo Arns. A Igreja e o Brasil lhes devem muito. Em tempos difíceis eles assumiram a catequese de atitudes. Repercutiram o evangelho, porque é disso que trata o "catechein". Creram e agiram.
Dom Paulo ainda está conosco. Neste começo de ano o terremoto do Haiti levou a Doutora Zilda. Morreu entre os mais pobres da América Latina. Se lhe fosse oferecida uma escolha de onde e como morrer, imagino que é escolha que teria feito: morrer entre os pobres e ensinando a sair da pobreza. Era mulher de orar, de falar e de fazer.

sábado, 22 de setembro de 2012

Sorvetada PJ 2012

A ESPECIAL DEVOÇÃO DO PADRE PIO A SÃO MIGUEL



Nos últimos dois anos, as regiões da Itália vêm recebendo a exposição itinerante A devoção especial do Padre Pio a São Miguel Arcanjo, realizada por Vincenzo Comodo, professor de Sociologia no Pontifício Ateneu Regina Apostolorum, de Roma. Inaugurada em setembro de 2010 na Igreja de São Pio em San Giovanni Rotondo, a mostra seguiu para a Celeste Basílica de Monte Sant'Angelo e depois para os vários conventos onde o Padre Pio se formou como consagrado.
ZENIT entrevistou o idealizador da exposição.
Professor Comodo, o que o levou a criar esta exposição fotográfica?
Comodo: Nós conhecemos o relacionamento extraordinário que o padre Pio tinha com os anjos. Em particular com o anjo da guarda. Ele recomendava para os seus devotos recorrer sempre a esse espírito celestial, não só nos momentos mais escuros da peregrinação terrena, mas sempre mesmo, fazendo dele um companheiro querido e fiel. Mas é menos conhecida a devoção ardente que ele tinha pelo Príncipe dos Anjos, São Miguel. Uma devoção que, durante a vida dele, assumiu os contornos de uma relação muito especial. Alguns aspectos são mais claros, outros ainda estão envoltos em segredos. Esta mostra foi projetada e criada para resgatar essa ligação extraordinária entre o padre Pio e o Comandante Supremo do Exército de Deus.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Paróquia recebe novas imagens

Agradecemos a todos os dizimistas, pois aos poucos, a nossa paróquia tem tido a possibilidade de adquirir novas imagens dos padroeiros. Desta vez, chegaram as imagens do Sagrado Coração de Jesus que será apresentada hoje à comunidade. A de São Francisco de Assis que chegará à comunidade das festividades no próximo mês e a do Bom Pastor que ficará no auditório Paroquial quando as reformas forem concluídas. Veja algumas fotos das imagens.






Repense o seu modo de ver a vida



Em nossa vida fazemos planos, estabelecemos metas e, com isso, visualizamos situações que “podem vir a ser”, que “podem ocorrer”, e nos colocamos numa posição de expectativa e investimento de energia, trabalho e emoção. As expectativas de vida podem, em algum momento, concretizar-se ou não.
O acúmulo de expectativas e situações não resolvidas, bem como problemas cotidianos, profissionais e pessoais podem nos levar ao famoso estresse, que não vem apenas por aquilo que está externo a nós e visível, como problemas, pessoas, falta de dinheiro, desemprego, etc., mas especialmente ao que chamamos de fatores internos, e um em especial: a maneira como interpretamos a vida e seus acontecimentos, as pessoas com as quais convivemos, as situações pelas quais passamos.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O Concílio Vaticano II e a liberdade religiosa



De acordo com Philippe Chenaux, Diretor do Centro de Estudos sobre o Concílio Vaticano da Pontifícia Universidade Lateranense, a declaração Dignitatis Humanae (DH) sobre a liberdade religiosa, é um documento de importância histórica “dos maiores documentos do Concílio”.
Falando no dia 3 de maio para o ciclo de conferências organizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas sobre o Concílio Vaticano II da Lateranense em colaboração com o Centre Culturel Saint Louis de France sobre o tema “Revisar o Concílio, Historiadores e teólogos confrontando-se, “o professor de História da Igreja Moderna e Contemporânea contou o trabalho que deu esta declaração e como os padres conciliares embora partindo de posições diferentes e em alguns casos opostas chegaram a votar com grande maioria a Dignitatis Humanae.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Compreender a viagem do Papa ao Líbano

Na Sexta-feira Bento XVI viaja para o Líbano, naquilo que muitos consideram ser a sua viagem mais arriscada até agora.
Qual é o risco? O principal perigo vem da Síria. A guerra civíl na Síria é em grande parte um conflito religioso/étnico, mas que tem ramificações regionais muito importantes. O confronto é fundamentalmente entre sunitas da oposição e o regime composto por alauítas, um ramo do Islão xiita. Do lado dos rebeldes encontramos todos os países de maioria sunita e do lado do regime os países de maioria xiita, nomeadamente o Irão e o Iraque.

Hino da JMJ 2005 - Expectativa para Hino da JMJ Rio 2013

A VIDA LENDÁRIA DE SÃO DIMAS



Contam antigas lendas que a Sagrada Família, ao fugir para o Egito, quis refugiar-se, para passar a noite, numa cova que, por desgraça, era uma guarida de ladrões.
O Capitão dos bandidos sentiu-se comovido ao ver a venerável bondade de S. José, a pureza e formosura da SS. Virgem e o olhar todo celeste do Menino Jesus. Acolheu-os, deu-lhes de comer e, na manhã seguinte, ofereceu-lhes pão para a viagem e , a Maria, uma bacia d'água para banhar o Menino. O capitão tinha um filhinho, da idade de Jesus aproximadamente, que se achava coberto de lepra. Nossa Senhora, correspondendo às finezas daquele homem rude e duro, mas que algo de bom tinha no coração, aconselhou-o a lavar o filhinho na água em que banhara o Menino Jesus.
Assim o fêz o bandoleiro e, no mesmo instante, seu filhinho ficou curado da lepra. O capitão lembrou muitas vêzes ao filho a quem devia a saúde e a vida, dizendo: "Foi o milagre dum Menino de tua idade, que seria, quem sabe, o Messias anunciado pelos profetas".

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Papa irá visitar o Líbano "sob o signo da paz"

Da Redação, com Rádio Vaticano

“Deus abençoe o Líbano e o Oriente Médio”. Foram as palavras do Papa Bento XVI após a oração do Angelus deste domingo, 9, em Castel Gandolfo. Na saudação aos peregrinos, o Santo Padre destacou sua iminente viagem ao Líbano, que terá início nesta sexta-feira, 14.
O Papa recordou que o motivo de sua visita é assinar a Exortação Apostólica pós-sinodal, fruto da Assembleia especial para o Oriente Médio do Sínodo dos Bispos, realizada em outubro de 2010. Em seguida, destacou a “dramática” situação vivida pelas populações da região, vítimas de inúmeros conflitos.

FRUTOS DA UNIÃO COM JESUS

Se um marido-pai “permanecer” em Jesus pela fé e pela amizade, como dissemos acima, ele terá a graça santificante para viver com muita sabedoria sua vida de esposo e pai, dedicando-se com todo santo cuidado de conduzir bem todas as coisas em seu lar, de fazer sua esposa feliz e sadia, educando bem os seus filhos. Esses são os “frutos” que irá produzir.
Se uma esposa-mãe “permanecer” em Jesus por uma fé vida e uma amizade cultivada, ela terá a graça santificante para viver com muita sabedoria sua missão de esposa e mãe, e se dedicará à sua família com todo desvelo para que seu lar seja um ninho de amor.Se um jovem, uma jovem, “permanecer” em Jesus, terá abundância da graça santificante – a seiva divina – para compreender a beleza de sua vida, de juventude, de sua castidade; compreenderá a importância de sua família, de seus estudos, do trabalho, de suas amizades. Produzirá muitos frutos de salvação e santidade.

3º dia Música do Alto

Encerramento do evento Música do Alto.
Os Discípulos Amados e  Ministério És Fiel empolgaram todos que compareceram no evento, muito louvor, testemunho, oração, e muitas, muitas bençãos derramadas sobre todos 
Agradecemos aos que compareceram, as bandas, seminaristas, convidados, e os jovens. Agradecemos também ao nosso Pároco Dalmo Radimack por acreditar na nossa juventude !
Aguardem, em breve teremos mais !












Segundo dia Música do Alto

Embalados pelo som do Amor Fraterno e Homem Novo, o segundo dia do Música do Alto continuou sendo um sucesso.
Agradecemos a todos que compareceram, e as bandas que se disponibilizaram, para promover mais uma grande noite.