quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Quatro eventos importantes na Catedral neste dia 31/10.



1) Ordenação Presbiteral de sete Diáconos;
2) Abertura do “Ano da Fé” na Arquidiocese da Paraíba;
3) Entrega das réplicas da imagem de Nossa Senhora das Neves às Regiões Pastorais da Arquidiocese;
4) Comemoração dos 15 anos de Episcopado de Dom Aldo Pagotto.


ORDENAÇÃO PRESBITERAL DE SETE DIÁCONOS

Sete Diáconos vão ser ordenados padres pela Imposição das Mãos e Oração Consecratória do Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, nesta quarta-feira, dia 31 de outubro, a partir das 18h, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves.


São eles: Antônio Souza da Silva, Daniel André Barreto, Deivson Silva de Santana, Hélio Ferreira de Souza Júnior, Jorge Ivan do Nascimento, Saulo de Tarso Silva dos Santos, e Reynaldo Thadeu Gonçalves da Costa Segundo.


Lema, Biografia e Primeiras Missas:

Antônio Souza da Silva

Lema: “In te domine, esperavi”.

Biografia: é natural de Machados (PE). Nasceu no dia 24/12/1982. Filho de Severino Felix da Silva e de Antonia Souza da Silva (in memoriam). Realizou seus estudos de Filosofia no Seminário Nossa Senhora das Graças, na Arquidiocese de Olinda/Recife. Bacharel em Teologia pelo Centro de Estudos de Filosofia e Teologia do Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição. Atualmente é Ecônomo Administrador da Paróquia Nossa Senhora do Livramento, em Livramento (PB).

Primeiras Missas:

04/11/2012, 17h: Igreja Matriz de São Sebastião, Machados (PE). 10/11/2012, 19h30: Igreja Matriz de Nossa Senhora do Livramento, Livramento (PB).

Daniel André Barreto

Lema: “Quem a Deus tem, nada lhe falta; com paciência tudo alcança; só Deus basta” (Santa Tereza D’Avila). Biografia: é natural de Santo André (PB). Nasceu no dia 13/10/1977. Filho de José André Barreto e de Iraci André Barreto. Formado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Teologia pelo Centro de Estudos de Filosofia e Teologia do Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição. Atualmente, exerce seu ministério na Paróquia do Divino Espírito Santo, em Cruz do Espírito Santo (PB). Primeiras Missas:

03/11/2012, 19h: Igreja Sagrado Coração de Jesus, Santo André (PB). 04/11/2012, 19h30: Igreja São José, Parari (PB).

Deivson Silva de Santana

Lema: “Por Cristo, um para os outros”. Biografia: é natural do Recife (PE). Nasceu no dia 14/10/1983. Filho de Amaro Martins de Santana Filho e de Eliane Gomes da Silva. Realizou seus estudos de Filosofia no Centro de Estudos de Filosofia e Teologia do Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição. Bacharel em Teologia pela Universidade Católica de Pernambuco. Atualmente, exerce seu ministério na Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Anjos, igreja Nossa Senhora de Fátima, em Riachão do Poço (PB).

Primeira Missa: 04/11/2012, 19h: igreja Nossa Senhora de Fátima, Riachão do Poço (PB).

Hélio Ferreira de Souza Júnior Lema: “Vivere in Domino”.

Biografia: é natural do Recife (PE). Nasceu no dia 05/06/1982. Filho de Hélio Ferreira de Souza e de Giselda Barreto Ferreira. Formado em Filosofia e Teologia pelo Centro de Estudos de Filosofia e Teologia do Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição. Atualmente, exerce seu ministério na Paróquia São Pedro e São Paulo, em Tibiri II, Santa Rita (PB).

Primeiras Missas:

01/11/2012, 19h: Igreja Matriz de São Pedro e São Paulo, Tibiri II, Santa Rita (PB). 04/11/2012, 18h: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Mangueira, Recife (PE).

Jorge Ivan do Nascimento

Lema: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). Biografia: é natural de Natal (RN). Nasceu no dia 25/04/1974. Filho de Jorge Emídio e de Maria Odete do Nascimento. Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco. Bacharel em Teologia pelo Centro de Estudos de Filosofia e Teologia do Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição e Pós-Graduado em Pedagogia Catequética pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atualmente, exerce seu ministério na Paróquia São Pedro Pescador, em Manaíra, João Pessoa. Secretário do I Sínodo Diocesano. Coordenador Pedagógico da Escola Teológica Ministerial. Primeiras Missas:

01/11/2012, 19h: Igreja Matriz de Nossa Senhora Auxiliadora, Felipe Camarão, Natal (RN). 04/11/2012, 19h15: Igreja Matriz de São Pedro Pescador, Manaíra, João Pessoa (PB).

Saulo de Tarso Silva dos Santos Lema: “É necessário que Ele cresça e eu diminua” (Jo 3,30).

Biografia: é natural de Moreno (PE). Nasceu no dia 31/10/1985. Filho de José Monteiro dos Santos (in memoriam) e de Maria do Perpétuo Socorro Silva. Formado em Filosofia pelo Centro de Estudos de Filosofia e Teologia do Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição e Teologia pela Universidade Católica de Pernambuco. A partir de 21 de novembro, com a criação da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, no Grotão, assumirá a sua condução. Primeiras Missas:

01/11/2012, 19h30: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Moreno (PE). 03/11/2012, 19h30: Igreja Matriz de São Sebastião, Vasco da Gama, Recife (PE).

Reynaldo Thadeu Gonçalves da Costa Segundo

Lema: “Iubi sum ego, illic et minister meus erit”.

Biografia: é natural de Mossoró (RN). Nasceu no dia 03/12/1984. Filho de Reinaldo Tadeu Gonçalves da Costa e de Maria Lúcia Carlos Gonçalves. Realizou seus estudos de Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade da Santa Cruz, em Roma. Atualmente, exerce seu ministério na Paróquia Maria Mãe de Deus, em Intermares, Cabedelo (PB).

Primeiras Missas:

01/11/2012, 19h30: Igreja Matriz Mãe do Redentor, Cristo, João Pessoa (PB).

02/11/2012, 19h30: Igreja Matriz Maria Mãe de Deus, Intermares, Cabedelo (PB).


ABERTURA DO “ANO DA FÉ” NA ARQUIDIOCESE DA PARAÍBA

Nesta quarta-feira, 31 de outubro, durante Celebração na Catedral, a partir das 18h, Dom Aldo Pagotto abre o “Ano da Fé” na Arquidiocese da Paraíba. “Na esperança de intensificar a ação evangelizadora, o Papa Bento XVI abriu o Ano da Fé no dia 11 de outubro, estendendo-se até 30 de novembro de 2013. Aqui na nossa Diocese ele terá inicio no dia 31. O Ano da Fé traduz a preocupação da Igreja Católica que enfrenta o distanciamento de milhares de cristãos batizados. A pergunta fundamental sobre a crise de fé é: por que os cristãos abandonam a Igreja? Isso significa que abandonam a fé? Será que os cristãos buscam a felicidade como se o amor de Deus e ao próximo não mais importasse?”, indaga Dom Aldo.

Para o Arcebispo, a sociedade de consumo condiciona a vida e as escolhas das pessoas. Os valores que brotam da fé cristã não coincidem com a busca da felicidade apresentada pelos padrões ordenados pela sociedade atual. Vive-se um clima acentuado de individualismo. “A fé é dom de Deus. A fé leva os filhos e filhas de Deus a buscarem a felicidade na fraternidade solidária, aberta aos outros. A fé nos abre horizontes de esperança e amor a Deus e aos semelhantes. A fé é dom de Deus que aviva a sua imagem em nós. Duvida-se se alguém encontraria o sentido da existência sem amar seus semelhantes. A fé é acompanhada de amor e de esperança. A fé nos faz sair do egoísmo e nos leva ao encontro dos outros”, explica Dom Aldo Pagotto.

“O Ano da Fé deve provocar a própria Igreja a repensar sua forma de se fazer presente junto aos que buscam o sentido da vida e que precisam de esclarecimento e orientação proveniente do Evangelho. Que os cristãos não se intimidem com pessimistas e derrotistas que anunciam a morte da fé. Jesus veio para todos, não para condenar, senão para salvar e fazer de todos seus seguidores. A fé é dádiva divina cujo poder transforma corações e situações pela força do amor e da verdade que liberta (Jo 8, 32)”, completa Dom Aldo.

ENTREGA DAS RÉPLICAS DA IMAGEM DE NOSSA SENHORA DAS NEVES

Na Celebração desta quarta-feira, às 18h, na Catedral, haverá a entrega das réplicas da imagem da padroeira da Arquidiocese da Paraíba, Nossa Senhora das Neves, a cada um dos coordenadores das nove Regiões Pastorais da Arquidiocese. Eles vão organizar uma programação de peregrinação da imagem pelas Paróquias de cada uma das Regiões.

A Arquidiocese da Paraíba tem 83 Paróquias, distribuídas nas seguintes Regiões Pastorais: Agreste, Centro, Conjuntos, Litoral, Praia Norte, Praia Sul, Urbana Sul, Vale do Mamanguape e Várzea.

Sobre Nossa Senhora das Neves:

É a padroeira de João Pessoa e da Paraíba por causa da coincidência da data do primeiro milagre da Santa com a data da fundação da Capital: 5 de agosto. No século IV, vivia em Roma um ilustre descendente de nobre família romana. Não possuindo herdeiros, ele resolveu, em combinação com a esposa, consagrar sua imensa fortuna à glória de Deus. Ele estava pensando no assunto quando a Rainha do Céu apareceu-lhe em sonhos e lhe disse: “Edificar-me-eis uma basílica na colina de Roma que amanhã aparecerá coberta de neve”. Era noite de 4 para 5 de agosto, época de maior calor na Itália, mas, no dia seguinte, devido a um grande milagre, o monte Esquilino estava coberto de neve. Logo depois de iniciada a construção, a basílica foi denominada de Nossa Senhora das Neves devido ao fenômeno climático.

COMEMORAÇÃO DOS 15 ANOS DE EPISCOPADO DE DOM ALDO PAGOTTO

Nesta quarta-feira, dia 31 de outubro, o Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, completa 15 anos de Sagração Episcopal, ou seja, 15 anos de Bispo. Dom Aldo nasceu no dia 16/09/1949 em São Paulo (SP). Filho de Angelo Pagotto Filho e Rosa di Cillo Pagotto. Foi ordenado padre no dia 07/12/1977 em Caratinga (MG). Fez a Profissão Religiosa no dia 08/12/1985. A Nomeação Episcopal saiu no dia 10/09/1997. E a Sagração Episcopal foi realizada no dia 31/10/1997 em Fortaleza (CE). Foi nomeado Arcebispo da Paraíba no dia 05/05/2004. Tomou posse em 03/06/2004.


De: Eisenhower Almeida de Albuquerque (assessor de imprensa da Arquidiocese)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.