sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Quem comer deste pão viverá eternamente (Jo 6,51)

Ao apresentar-se como Pão da Vida, como alimento, Jesus diz àqueles que o escutam e a cada um de nós que quem comer deste pão viverá eternamente.
Podemos perguntar-nos como é possível, afinal que pão é este que tem a capacidade de alimentar para a eternidade? Haverá de facto um alimento que nos salva da morte, que nos dará a subsistência para além dos anos da vida?
São Tomás de Aquino no seu Comentário ao Evangelho de São João apresenta a seguinte explicação:
“É necessário dizer que a intenção do Senhor é a seguinte: desce do céu o pão que pode dar a vida, ora ele é esse que desce, pelo que ele é o pão que desce do céu. E se o pão que desce do céu dá a vida eterna, é porque todo o alimento alimenta segundo a propriedade da sua natureza. Ora as realidades celestes são incorruptíveis, pelo que este alimento, sendo celeste, não se corrompe, e por consequência vivifica também enquanto se conservar. Aquele que o tiver comido não morrerá jamais. Da mesma maneira que se um alimento corporal não se corrompendo, ao ser comido, não deixa de vivificar.” (Comentário sobre São João, 955)
Jesus é para cada um de nós pão do céu, pão de vida eterna, porque ele mesmo é eterno, porque é a vida, e portanto todos os que se alimentam dele são assumidos por essa vida e essa eternidade.
Senhor Jesus que eu tenha sempre fome e sede de ti!

Ilustração: “Jesus Pão da Vida”, de Juan de Juanes, Colecção Sammlung Esterházy, Budapeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.