segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Ele nos quer santos e felizes



      Mais uma vez sento-me e escrevo um texto para que através dele sejam expressadas algumas coisas que tenho em mim guardadas e que talvez possam ajudar os outros – este é meu intuito.
     Vivemos em uma sociedade onde o amor ao próximo vem ficando cada vez mais escasso, e por não amarmos os irmãos não nos condicionamos amar Deus. “Pois se não amo meu irmão que vejo, como amarei Deus que não vejo?”. Mas entrando nesta pergunta vejo uma resposta para que tenhamos um viver mais feliz no que toca o divino e o humano. Amarei plenamente meu Senhor quando amar plenamente meu irmão. E como amo meu irmão? Reflitamos sobre esta passagem do livro dos Salmos: “ Feliz o homem que não procede conforme o conselho de ímpios, não trilha o caminho dos pecadores, nem se assenta à roda dos escarnecedores” ( Sl. 1;1). Eis um bom caminho para uma afinidade com Deus e com os homens, principalmente com Deus nos homens.
      O respeito mutuo e o olhar santo em relação ao irmão são bons preceitos para uma vida feliz em Deus. Percebemos na frase: “Feliz o homem que não procede conforme o conselho dos ímpios”, que o autor sagrado nos diz de que maneira devemos nos comportar. Devemos nos afastar de tudo aquilo que nos afasta da graça divina... devemos nos afastar de conversas que não nos edificam para a conformidade com o que é santo e com que nos faz ser pessoas melhores. Aquelas conversinhas que temos por várias vezes com “amigos” em determinados lugares e sobre assuntos muitas vezes profundamente escusos à santidade; conversas estas que muitas vezes servem para denegrir a imagem do outro, para, por trás dele, chacoteá-lo e dar-lhe adjetivos que são nossos, mas que para nos camuflarmos damos aos outros tentando esconder o nosso eu sujo e malvado, e tantas vezes profundamente pervertido. Na segunda parte “ não trilha o cominho dos pecadores”, o autor sagrado seguramente não quis dizer que somos melhores que os outros, que somos perfeitos e os outros não. Ao dizer isso ele nos abre uma via para que deixemos hoje mesmo aquelas amizades e costumes que tínhamos antes, pois pelo Espírito de Deus temos total condição de deixarmos para trás todo nosso eu mesquinho, o nos abrirmos para um eu santo; porém isto só acontecerá quando por inteiro nos Braços do Pai nos jogarmos e sairmos do caminho da mentira, da inveja, da pornografia e das más conversas sobre nós mesmos e sobre os outros. Digo más conversas sobre nós mesmo, por entender que não temos a menor obrigação de nos fazermos chacota alheia. Somos templo vivo do Deus Vivo e Ele quer que trilhemos os caminhos que Ele nos indica com Seu Olhar e Coração de Pai.

      “Feliz o homem que não se assenta à roda dos escarnecedores”. Sentar-se à roda dos escarnecedores é pôr-se demoradamente em pensamentos ou palavras que nos afastam da graça divina. Demoradamente, pois devemos ter pelo auxilio do Espírito Santo o discernimento do que devemos ouvir e falar, de com quem devemos nos ajuntar e neste ajuntamento que tipo de conversas devem ser postas em pauta no assunto daquele momento.
        Por exemplo, falar mal do Padre somente porque ele não quis acatar uma vontade minha, ou porque ele pôs um fim a uma situação que poderia prejudicar-me ou prejudicar todo um povo, convenhamos que falar com ele é bem melhor do que, covardemente pelas costas, falarmos mal dele ou de quaisquer outra pessoa. Assim sendo devo lembrar:EU SOZINHO NÃO SOU A IGREJA e A IGREJA NÃO É MINHA. Se olharmos por este ponto, aprenderemos que somos expostos às ordens dos que ao menos ECLESIASTICAMENTE  são maiores que nós. Falar mal do seu colega de grupo porque ele tem pensamentos e modos diferentes do seu, também é um ponto que se você o faz, deixe-o hoje mesmo. Deixar de observar-se para observar os outros por motivos diversos e muitas vezes preconceituosos também é uma tendência futilmente humana, pois quando eu deixo de olhar para meu caminhar e passo a olhar para o do outro eu certamente corro o risco de cair no primeiro buraco, e mais certamente o outro continuará caminhando e chegará ao destino enquanto eu me demoro em sair do buraco do qual eu poderia me ter desviado se olhasse para o caminho percorrido por mim. É santo e bom quando eu observando meu caminhar; tente ajudar o outro a caminhar melhor e alertá-lo para que não caia; isto se faz muito bem quando estendo minha mão para ajudar o outro a caminhar e assim santamente caminharmos juntos. Isto obviamente não se aplica somente à vida de igreja, mas a toda vida como ser humano, pequeno, miserável e pecador que todos nós somos.
        Porém o Pai das Misericórdias nos convida a uma vida de integridade e profunda santidade, Ele não está preocupado com nosso ontem, mas quer saber o que faremos com nosso hoje, já que Ele nos chama para Si e com amor profundo quer nos aconchegar em Seu Suavíssimo colo.  
         Caríssimos irmãos, hoje mesmo examinemos nossa consciência e deitemos fora todo o lixo do nosso ser, porque dia após dia o Senhor nos ama e nos chama à santidade.

          Que o Deus Todo-Poderoso volte sobre nós Seu olhar compassivo e perdoe-nos os tantos pecados. E que a Bem-Aventurada Virgem Maria, rogue por nós e alcance de Deus a misericórdia para nossa vida.  


Carlos Henrique Alves Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.