quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Preparando a caminhada quaresmal


Graça e Paz!

Caríssimos irmãos e irmãs, com a Quarta Feira de Cinzas demos início a nossa jornada de quarenta dias com Cristo em sua caminhada rumo a Jerusalém. Esta nossa jornada tem seu final, não no Domingo de Ramos e sim na Quinta Feira Santa. Ao celebramos a Ceia do Senhor e o Lava-pés, estaremos entrando mais densamente no Mistério Pascal de Cristo que foi entregue.
Com esta Quaresma somos chamados a rever nossa vida, todas as nossas condutas, nossas escolhas. Somos chamados a converter nossos sentidos, nosso coração, nossa postura frente à realidade de nosso corpo, converter nossas atitudes na vida de oração, na caridade e no jejum.
Pela oração, entramos em comunhão com Deus, pela caridade com os outros e pelo jejum com nossos próprios limites, reconhecendo a soberania de Deus em nossas vidas.
É um tempo de conversão. Mas qual é a chave para a conversão? Como abrir as portas do coração para que possamos verdadeiramente mudar de vida?
A resposta é muito simples: a chave que abre as portas de nossas vidas para a conversão é a escuta da Palavra de Deus. A confiança que nos vem da escuta da Palavra do Senhor. Para muitos, este tempo é de muita violência e por conta disto, chega-se a duvidar da presença de Deus. Dizem que é falta de Deus no coração das pessoas. Contestamos essa idéia porque na verdade o que falta não é Deus no coração das pessoas, o que falta são ouvidos que escutem, meditem e guardem a Palavra do Senhor. Peçamos a Jesus, que se apresenta nesta Quaresma como o Sinal de Jonas, a purificação de nossos ouvidos para que nossa surdez seja vencida e a Palavra do Senhor liberte nossos corações de todas as correntes do egoísmo e maldade, de toda tristeza e covardias, para que testemunhas fiéis, lancemos as bases de um mundo novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.