domingo, 26 de fevereiro de 2012

Plano de Ação Pastoral Paroquial (PAPPa) - Documento Oficial

O Exemplo de Jesus                                                                                                                                                                                                      

O MINISTÉRIO DA COORDENAÇÃO reveste-se de uma mística, de uma espiritualidade, de uma missão. Coordenar é integrar, animar, avaliar, revisar, celebrar, incentivar a caminhada da catequese. O ministério da coordenação é o serviço que mantém viva a caminhada da catequese em sintonia com as opções diocesanas, paroquiais, e segundo as exigências de uma catequese renovada. E o coordenador encontra seu modelo, sua inspiração e a fonte de graça para exercer seu ministério na Pessoa de Jesus.                                                                                                         
Sabemos que Jesus Cristo não quis assumir sua missão sozinho. Fez-se cercar do grupo dos doze (Mc 3,13). Com eles vai criando sua comunidade. Os Evangelhos nos mostram que várias atitudes de Jesus caracterizam-se por um amor cordial e concreto pelas pessoas. Vejamos algumas situações:                                                                               
a) Jesus conhece as pessoas e as aceita como são. Parte daquilo que são os discípulos, e não daquilo que deveriam ser para conduzir cada um a um crescimento cada vez mais profundo (Jo 20, 27; Lc 22, 61; Lc 24, 13-35).                                                                    
 b) Jesus exerce sua autoridade com caridade. É aquele que serve ( Jo 13, 1-20). “Eu não vim para ser servido, mas para servir” (Mc 10, 45). Para Jesus, todos têm uma caminhada a fazer, uma conversação a realizar, uma esperança a construir. A grande norma do grupo é o mandamento do amor.                                                                               
 c) Jesus situa-se dentro da comunidade e a dirige com amor. A presença de Jesus é viva no meio da comunidade. Ensina a partilhar e ser solidário em tudo (Jo 6, 1-15).         
 d) Jesus fala da necessidade de sua paixão e convida seus discípulos a partilhar sua Cruz, vivida e assumida na fé e na esperança, porque passando por ela constrói-se o Reino (Lc 9, 22-26).                                                                                                                 
e) Jesus criou uma comunidade para a Missão. A comunidade é um caminho de crescente fraternidade e abertura para a missão. O apóstolo Paulo nos alerta (Rm 10, 9-21) para que tenhamos os mesmos sentimentos de Jesus Cristo. Isto é, que a nossa missão de coordenadores não seja uma forma de vanglória e nem um fardo nos ombros dos outros, mas que seja uma continuidade da missão de Jesus Cristo na edificação do Reino.


Perfil da coordenação                                 
                                                                                                                                                                                                               O Ministério da Coordenação é o serviço que suscita e integra através de ações concretas as forças vivas da catequese: pároco, catequistas, pais, catequizandos e as outras pastorais. Este ministério deve ser exercido com alegria, como uma fonte de espiritualidade, como um serviço em prol do Reino: animando os catequistas, abrindo novos horizontes, atualizando-se continuamente, estando em sintonia com as orientações diocesanas, criando um clima de acolhida, partilha e confiança. Desse modo, a catequese surge como luz na comunidade.                                                          
Existem diversas maneiras de exercer o ministério da coordenação. Dentre elas destacamos as seguintes:


· Coordenação centralizadora – sobressai a função. Não divide tarefas. Não confia totalmente no grupo. Normalmente uma coordenação centralizada é autoritária, por vezes distante da caminhada da catequese e dos reais problemas dos catequistas, dos catequizandos, dos pais e da comunidade cristã. Numa coordenação centralizada, com facilidade surgem os descontentamentos, as divisões, os subgrupos, o desânimo e as desistências.

· Coordenação fraterna – caracteriza-se pelo serviço pela animação, pela distribuição das tarefas, pela confiança nos catequistas, pelo amor aos pais dos catequizandos, pela vivência comunitária, pela preocupação com a formação dos catequistas, pelo relacionamento humano, afetivo, carinhoso, alegre, mesmo nos erros e nas tensões.


Acolhe as sugestões, aceita com humildade as críticas, aponta sempre uma luz nas horas de tensões. Acima de tudo, elabora um projeto catequético participativo capaz de gerar um processo de educação da fé na comunidade.


Atribuições da Coordenação



A Coordenação, será formada por quarto membros. Um da Pré-Catequese Infantil, Catequese em preparação à Primeira Eucaristia, perseverança e Crismal e devem trabalhar de forma integrada e sob a orientação da Coordenação Geral e do Pároco.                                                                                                                            
 Em todos os níveis de atuação, a Coordenação da Catequese deverá apresentar os requisitos fundamentais para o exercício de sua missão: formação condizente com sua tarefa, dinamismo, entusiasmo, espírito de comunhão e participação, humildade, testemunho de vida, espiritualidade, vivência sacramental, equilíbrio psicológico, capacidade de trabalhar em equipe, afetividade, espírito de fé e oração."

Assim sendo, é função da Coordenação de Catequese:


1. Elaborar, de maneira participativa, um pequeno projeto para a catequese, privilegiando o objetivo, o conteúdo e a metodologia;                                               
2. Repassar, aos grupos interessados, qualquer inovação, exigência ou mudança nos rumos da catequese;                                                                                                             
 3. Participar das reuniões e demais eventos promovidos pela região, arquidiocese, sempre que solicitado. A participação em atividades extra-paroquiais é fundamental para o crescimento da comunidade. Ter o hábito de preparar um pequeno relatório sobre a realidade paroquial ou de outras questões pedidas pelas coordenações regionais ou diocesanas;                                                                                                                             
4. A equipe de coordenação precisa reunir-se constantemente para rezar, estudar e aprofundar a situação da pastoral catequética na comunidade;
5. Avaliar freqüentemente o processo de educação da fé na comunidade, através de visitas, encontros, assembléias de catequese.
6. Preparar os encontros mensais de formação que já existem na Paróquia.
7. Acompanhar e auxiliar os demais catequistas em suas funções. A coordenação é feita para auxiliar e servir, não para mandar e dominar!
8. Fazer com que todos os subsídios sejam utilizados para uma catequese uniforme em toda a paróquia, respeitando ao mesmo tempo os limites e as características de cada comunidade.
9. Conversar com as catequistas sobre as necessidades de cada comunidade. Conversar com o pároco sobre as aspirações e necessidades de cada comunidade.
10. Ser capaz de pesquisar novos matérias, pesquisar materiais com outros e outras catequistas, sugerindo inovações e mudanças.

A coordenação da catequese será escolhida mediante voto de todos os catequistas: os de pré-catequese escolhem um representante, os de primeira comunhão, perseverança e crisma os seus.



Critérios adotados para se acolher uma pessoa como catequista



1. Aquele (a) que se coloca a serviço da Igreja na catequese deve estar ciente de que seus trabalhos não são para si, mas para o Senhor por meio de sua Igreja, portanto deve ser um homem ou uma mulher de fé, com vida de comunidade, participação na vida de sua comunidade, disponível às formações que são indispensáveis para um efetivo crescimento na fé e no conhecimento daquilo que a Igreja ensina;

2. O (a) catequista deve ter uma vida sacramental condizente com aquilo que ele está professando, isto é, o (a) catequista de primeira comunhão tem que ter feito a primeira comunhão, de Crisma tem que ser crismado. Os que forem casados, o sejam NA IGREJA CATÓLICA, para que seu discurso e testemunho sejam verdadeiros;

3. Deve ter na prática uma fé católica, não apenas um discurso.

4. Deve ser exemplar na vida de comunidade, ou seja, deve participar da Sagrada Eucaristia. E assim testemunhar aquilo que vai ser pedido aos catequizandos e crismandos;

5. Deve estar em comunhão com o padre na Paróquia, com o Bispo e com o Papa. Evitando que se apresente na catequese elementos estranhos à fé católica.

6. Os materiais apresentados pela paróquia devem ser acolhidos por todas as comunidades como sinal de comunhão no serviço. Isto não significa que outros subsídios próprios dos catequistas não sirvam, todavia, há de se dar prioridade ao material escolhido e apresentado pela paróquia.

7. Deve- se respeitar o calendário apresentado pela paróquia, de forma que a catequese comece por igual, e termine mais ou menos pelo mesmo período.

8. Deve conhecer, respeitar e dialogar sempre com a coordenação de catequese;



Sobre a formação dos Catequistas

A formação dos catequistas se dará sempre nos segundos domingos de cada mês, e seguirá a seguinte estrutura:

8h: Missa na Matriz São Pedro e São Paulo

9h: Início do Encontro com todos que trabalham com catequese de Batismo, crianças, jovens e adultos.

9:45: pausa para o lanche

10h: Divisão por ministérios: Batismo, pré-catequese, Primeira Eucaristia, Perseverança, Crisma, novos catequistas. Cada turma em uma sala com uma formação específica

11:00h: Retorno para o Salão e oração final



Questões práticas relativas aos Sacramentos na Paróquia São Pedro e São Paulo



Algumas decisões devem ser tomadas pelo próprio padre em vista de necessidades pastorais e catequéticas apresentadas pela paróquia ao longo destes dois últimos anos. Abaixo seguem, em relação a cada Sacramento aquilo que foi decidido pelos padres e que se aplica a toda a Paróquia.


Batismo



Em nossa paróquia o Batismo é celebrado dentro das missas da Igreja Matriz de São Pedro e São Paulo e Nossa Senhora do Círio de Nazaré e as preparações também acontecem nessas mesmas comunidades.

Para que se recebe o sacramento do Batismo é necessário que pais e padrinhos participem de duas reuniões. Nenhuma pessoa pode alegar que sua vida em comunidade lhe dispensa das reuniões, pois ao final da segunda reunião é entregue um comprovante de participação que não pode ser entregue sem a devida participação. Sem este comprovante, não é possível batizar conforme determinação da Região Várzea onde esta paróquia é situada.

Os catequistas para o Batismo possuem um subsídio para os dois encontros e este deve ser aplicado, dependendo da realidade das comunidades poderia até mesmo ser acessível aos pais e padrinhos. Possuem também um subsídio sobre o sacramento do Batismo para lhes dar suporte necessário sobre o Sacramento do Batismo. Como acréscimo ao pequeno Regimento de Catequese apresentado aos catequistas e que aqui se encontra de forma integral acrescentamos que:



1.      Para que uma criança receba o Sacramento do Batismo ela tem que ter menos de sete anos. De sete anos até os treze, ela deve passar pela preparação catequética para a Primeira Eucaristia.

2.      Para que alguém maior de catorze anos receba o Batismo, deve passar pela preparação para o Sacramento da Confirmação e assim, completar o ciclo da iniciação cristã.

3.      Os padrinhos que convivem maritalmente, devem ser casados na Igreja.





Crisma



O sacramento da Confirmação será vivido nesta paróquia a partir da seguinte estrutura:

1. Desde agosto estão acontecendo as formações para o sacramento da confirmação. Os inscritos que tiverem três faltas, estão automaticamente dispensados. Apenas causas acadêmicas, de saúde e de trabalho são consideradas justificativas. A Paróquia solicitará em seu nome as lembranças de Crisma e os catequistas se organizarão com seus crismandos a melhor forma de adquiri-los;

2. A roupa para o Sacramento será calça jeans azul ou preta – conforme consenso dos crismando com seus monitores – e camisas vermelhas – a estampa fica de acordo com escolha de catequistas e crismandos.

3. A idade para este sacramento é de 14 anos completos no início da preparação;

6. O subsídio a ser apresentado pela Paróquia dura um ano. Este é o tempo para a preparação.

7. Sobre os que estão acima de 14 anos e ainda não são batizados, nem fizeram a primeira comunhão, os monitores, a coordenação de catequese e o padre acharão a melhor forma de administrar os sacramentos, valendo dizer que os três deveriam ser recebidos juntos neste caso, todavia, necessidades pastorais não permitem.



 Eucaristia



Pré- catequese



Em torno da Eucaristia, a Paróquia possui uma pré-catequese regida por um subsídio que já está disponível a todas as comunidades. Valendo lembrar apenas:

1. O subsídio deve receber o toque criativo de cada catequista;

2. A pré- catequese não tem por finalidade conteúdos, e sim a familiaridade com Jesus, a Igreja e os irmãos desde pequeninos.

3. A idade de início da Pré- catequese é cinco anos completos; esta idade constitui uma etapa uma vez que temos materiais para duas etapas;

4. Quando a criança completa seis anos, tem início a etapa dois da pré- catequese que dura mais um ano, sustentado pelo subsídio.

5. Caso a criança complete sete anos, e o catequista ache que ainda não é tempo para a catequese de primeira eucaristia, tem o direito de comunicar à Coordenação e assim teremos mais um ano de pré-catequese. Para esta eventualidade, o catequista solicite à coordenação mais um livro para a pré-catequese;



Primeira Eucaristia



A formação para a Primeira Eucaristia dura também em média um ano. Devemos lembrar que:

1. É obrigação dos catequistas marcarem reunião com os pais dos catequizandos. Pelo menos a cada dois meses. Bem como é obrigação dos catequistas de cada comunidade estabelecerem um encontro entre eles e elas.

2. O subsídio oferecido pela Paróquia deve ser utilizado, e isto não dispensa outros materiais utilizados pelos catequistas, como por exemplo: os grãos que formam espiga que constitui um ótimo subsidio para O (a) catequista.

3. Conforme calendário estabelecido, possuímos um período fixo para a celebração da Primeira Eucaristia. Este ficou sendo o tempo Pascal. Momento adequado para que todas as nossas crianças recebam Jesus pela Primeira vez!

4. As crianças que não foram batizadas, o serão no mesmo dia da Primeira Eucaristia.

5. A roupa para a Primeira Comunhão é calça jeans – a cor a se definir entre os pais e os catequistas – e camiseta branca – estampa a ser definida também pelos catequistas e pais.



Perseverança



            Também para este período da catequese a Paróquia adquiriu um subsídio para dois anos de Perseverança. No mês de fevereiro será apresentado um projeto que une a Perseverança com uma dimensão mais missionária em nome da vida da Igreja, uma vez que determinadas comunidades já fizeram esta saudável união.

Uma coisa que é válida a todos os catequistas é que tentem evitar horários impróprios para a catequese, evite-se também estar mudando horários, o que dificulta a participação de crianças e adolescentes.Tudo aquilo que aqui não foi contemplado, seja decidido entre os catequistas e a coordenação de catequese.



 CRONOGRAMA PARA A CATEQUESE NO ANO DE 2012



1. As comunidades que encerraram suas atividades catequéticas em vista da primeira comunhão ainda no ano de 2011 podem marcar a Primeira comunhão nos domingos do Tempo Pascal.



2. As comunidades que não conseguirem encerrar suas atividades em 2011, devem concluir suas atividades até o dia 01 de abril e marcar a Primeira Comunhão para o período Pascal.



3. O mês de março será destinado às inscrições para as turmas de catequese do ano 2012



Dia 15 de abril – início da Preparação para a Primeira Eucaristia

Dia 15 de julho – último encontro no primeiro semestre

Dia 05 de agosto – Retorno



4. O mês de julho de 2012 será destinado ao encerramento das atividades para o Sacramento da Confirmação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.