sábado, 11 de fevereiro de 2012

Diretrizes para a Catequese Paroquial

Questões práticas relativas aos Sacramentos na Paróquia São Pedro e São Paulo

Algumas decisões devem ser tomadas pelo próprio padre em vista de necessidades pastorais e catequéticas apresentadas pela paróquia ños últimos anos. Abaixo seguem, em relação a cada Sacramento aquilo que foi decidido e que se aplica a toda a Paróquia.

Batismo

Em nossa paróquia o Batismo é celebrado na Igreja Matriz de São Pedro e São Paulo e na Igreja de Nossa Senhora do Círio de Nazaré. Nas demais comunidades, os batizados acontecem dentro do período pascal para os que se preparam para a Primeira Eucaristia.
Para que se recebe o sacramento do Batismo é necessário que pais e padrinhos participem de duas reuniões. Nenhuma pessoa pode alegar que sua vida em comunidade lhe dispensa das reuniões, pois ao final da segunda reunião é entregue um comprovante de participação que não pode ser entregue sem a devida participação. Sem este comprovante, não é possível batizar conforme determinação da Região Várzea onde esta paróquia é situada.
Os catequistas para o Batismo possuem um subsídio para os dois encontros e este deve ser aplicado, dependendo da realidade das comunidades poderia até mesmo ser acessível aos pais e padrinhos. Possuem também um subsídio sobre o sacramento do Batismo para lhes dar suporte necessário sobre o Sacramento do Batismo.

Crisma

1. Os catequistas do Sacramento da Confirmação devem zelar pela presença e participação dos crismandos. Os encontros devem ser preparados com muita atenção, seguindo o texto base da paróquia, o EU CREIO. 
2. As reuniões são semanais e devem durar duas horas, não sendo permitido mais do que três faltas, nao sendo contadas as faltas devidamente justificadas.
3. A Paróquia solicitará em seu nome as lembranças de Crisma e os catequistas se organizarão com seus crismandos a melhor forma de adquiri-los;
4. A roupa para o Sacramento será calça jeans azul ou preta – conforme consenso dos crismando com seus monitores – e camisas vermelhas ou brancas com detalhes vermelhos – a estampa fica de acordo com escolha de catequistas e crismandos.
5. A idade para este sacramento é de 14 anos completos no início da preparação;
6. O subsídio a ser apresentado pela Paróquia dura um ano. Este é o tempo para a preparação.
7. Sobre os que estão acima de 14 anos e ainda não são batizados, nem fizeram a primeira comunhão, os monitores, a coordenação de catequese e o padre acharão a melhor forma de administrar os sacramentos, valendo dizer que os três deveriam ser recebidos juntos neste caso, todavia, necessidades pastorais não permitem.

Eucaristia

Pré- catequese
Em torno da Eucaristia, a Paróquia possui uma pré-catequese regida por um subsídio que já está disponível a todas as comunidades. Valendo lembrar apenas:
1. O subsídio deve receber o toque criativo de cada catequista;
2. A pré- catequese não tem por finalidade conteúdos, e sim a familiaridade com Jesus, a Igreja e os irmãos desde pequeninos.
3. A idade de início da Pré- catequese é cinco anos completos; esta idade constitui uma etapa uma vez que temos materiais para duas etapas;
4. Quando a criança completa seis anos, tem início a etapa dois da pré- catequese que dura mais um ano, sustentado pelo subsídio.
5. Caso a criança complete sete anos, e o catequista ache que ainda não é tempo para a catequese de primeira eucaristia, tem o direito de comunicar à Coordenação e assim teremos mais um ano de pré-catequese. Para esta eventualidade, o catequista solicite à coordenação mais um livro para a pré-catequese;

Primeira Eucaristia

A formação para a Primeira Eucaristia dura também em média um ano. Devemos lembrar que:
1. É obrigação dos catequistas marcarem reunião com os pais dos catequizandos. Pelo menos a cada dois meses. Bem como é obrigação dos catequistas de cada comunidade estabelecerem um encontro entre eles e elas.
2. O subsídio oferecido pela Paróquia deve ser utilizado, e isto não dispensa outros materiais utilizados pelos catequistas, como por exemplo: os grãos que formam espiga que constitui um ótimo subsidio para O (a) catequista.
3. Conforme calendário estabelecido, possuímos um período fixo para a celebração da Primeira Eucaristia. Este ficou sendo o tempo Pascal. Momento adequado para que todas as nossas crianças recebam Jesus pela Primeira vez!
4. As crianças que não foram batizadas, o serão no mesmo dia da Primeira Eucaristia.
5. A roupa para a Primeira Comunhão é calça jeans – a cor a se definir entre os pais e os catequistas – e camiseta branca – estampa a ser definida também pelos catequistas e pais.

Perseverança

            Também para este período da catequese a Paróquia adquiriu um subsídio para dois anos de Perseverança. No mês de abril será apresentado um projeto que une a Perseverança com uma dimensão mais missionária em nome da vida da Igreja, uma vez que determinadas comunidades já fizeram esta saudável união.
Uma coisa que é válida a todos os catequistas é que tentem evitar horários impróprios para a catequese, evite-se também estar mudando horários, o que dificulta a participação de crianças e adolescentes.Tudo aquilo que aqui não foi contemplado, seja decidido entre os catequistas e a coordenação de catequese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.