domingo, 15 de janeiro de 2012

Testemunhas do Cordeiro

Para uma meditação acerca do Evangelho deste domingo, poderíamos observar sua mensagem a partir de três pontos interligados e que ao final mostram a riqueza de toda a mensagem bíblica deste texto do Evangelho de São João. O primeiro ponto, chamamos de O Testemunho de João Batista. O segundo ponto é o Questionamento de Jesus. Por último, o terceiro ponto, que chamaremos de O testemunho dos discípulos.

O TESTEMUNHO DE JOÃO BATISTA

No dia seguinte, João estava outra vez ali com dois dos seus discípulos. Quando viu Jesus passar, disse:

-  Eis o Cordeiro de Deus!

O Evangelho tem início com a apresentação do Testemunho de João Batista. Mas antes que João fale, aparece um verbo que deve sempre nos chamar a atenção, sobretudo porque ele é sempre significativo para a dinâmica desse Evangelho. O verbo PASSAR. "Quando viu Jesus PASSAR" Passar, no Novo Testamento, sempre nos colocará no contexto da Páscoa, pois Páscoa significa Passagem. No capítulo 13, deste mesmo evangelho, logo no versículo 1, ele aparecerá e nos colocará em definitivo no contexto da glorificação de Jesus no altar da cruz. Quando nós encontramos o testemunho de Batista, vemos outra imagem que nos coloca no cenário da Páscoa. "Eis o Cordeiro de Deus!" Este é um testemunho direto e confiante. Não há espaço para dúvidas, Batista apresenta o centro da sua fé. Jesus é aquele em quem as esperanças se concretizam.
A Imagem do Cordeiro é a imagem do sacrífício. Em Aramaico, cordeiro se diz Talya mas essa mesma palavra significa servo. Portanto, o Testemunho de João Batista expressa a identidade de Jesus: Cordeiro e Servo de Deus. A imagem do cordeiro já se encontra em Gn 22, 1-19 no texto que normalmente é chamado de o Sacríficio de Isaac. Lendo aquele texto, vemos que aquele que será ofertado em sacríficio, pelo menos em princípio, porque já sabemos que essa sacríficio não chega a acontecer, questiona pela ausência do cordeiro a ser imolado. Abraão, ao ser questionado pelo filho, responde que "Deus haverá de providenciar". Abraão é um homem de fé que não nega seu único filho exigido por Deus. Aqui estamos diante de um grande drama, como Deus pode pedir de volta aquele que foi apresentado antes como "o filho da promessa"? Isaac significa Filho da Promessa. Mas a promessa aqui, talvez, ouso dizer, não tenha sido o nascimento de Isaac e sim a sua vida conservada por meio da promessa de que Deus providenciaria o cordeiro para o sacríficio. Lemos em Êxodo 12, 1-13, a recomendação sobre o cordeiro que deve marcar as portas para que aquela casa seja preservada do castigo. Todavia, como já dissemos, em aramaico, cordeiro e servo são ditos com a mesma palavra e então é preciso que saibamos que sob o titulo de cordeiro, há também a imagem do servo de Deus que aparece em Isaías, capítulos 42 e 43. Desta maneira, o Testemunho de João aponta Jesus como o Verdadeiro ISAAC, aquele que foi enviado por Deus para ser o Cordeiro sacrificado como o Servo, aquele que tira o pecado do mundo porque o carrega consigo assumindo as dores de todos os homens.
João Batista é assim aquele que revela a resposta de Deus, se no passado Isaac perguntou pelo cordeiro, eis que agora, Deus providenciou o cordeiro e este será entregue para  a vida do mundo. Esta primeira parte portanto, mostra a grande consistência da fé verdadeira porque é Deus quem providencia tudo, apesar de todos os nossos pecados, não seremos sacrificados, o Cordeiro é providenciado por Deus. Esta é uma imagem que exige dos que estao intrigados com Deus uma reconciliação. Deus não nos quer distantes e para isso, não poupa esforços. Entrega em nossas mãos seu Único Filho, o justo e santo. Em cada celebração Eucarística nós escutamos do sacerdote estas mesmas palavras: "Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" E respondemos: "Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa, mas dizei uma palavra e seremos salvos!" É este o aspecto que nos une ao cordeiro: sua vida entregue resolutamente aos pecadores, o que deveria exigir de nós gratidão e comunhão. Só estará na paz de Cristo quem se alimentar da sua vida e do seu sacríficio em favor de todos nós.



O QUESTIONAMENTO DE JESUS

Quando os dois discípulos de João ouviram isso, saíram seguindo Jesus. Então Jesus olhou para trás, viu que eles o seguiam e perguntou:
- O que é que vocês estão procurando?
Eles perguntaram:
- Rabi, onde é que o senhor mora? ("Rabi" quer dizer "mestre".)
- Venham ver! - disse Jesus.


Os discípulos de João seguiram Jesus mas nos encontramos de novo com um texto que contraria aquela idéia dissemida nos meios evangélicos de "encontrei Jesus". O Evangelho diz que Jesus olhou para trás, e vendo que o seguiam perguntou: o que eles estavam procurando. E após a resposta, Jesus os convida a permanecer com ele. O Evangelho nos diz que "eles foram, viram onde Jesus estava morando e ficaram com ele o resto daquele dia. Isso aconteceu mais ou menos às quatro horas da tarde". Esta experiência do encontro com Jesus foi tão marcante e decisiva na vida daqueles homens, que até a hora que aconteceu eles guardaram, era quase um fim de tarde. Sinal de que o Senhor nos chama quando ele quer, alguns no começo do dia, ou da vida, se preferirem, outros no mais avançado da vida, nunca é tarde para que o Senhor nos convide! Mas a pergunta de Jesus é um desafio perene: "o que vocês estão procurando?" Neste Evangelho esta pergunta aparece em outras duas ocasiões. De fato, o que estamos procurando? muitos procuram felicidade, muitos procuram alegrias, muitos procuram amor e paz. Entretanto, muitos caminhos não levam ao que é procurado. Deus oferta a Salvação, mas as pessoas não sabem o que significa salvação. Jesus salva de quê? E como não sabem responder a esta pergunta nem sabem o que significa pecado, não entendem o que significa "tirar o pecado do mundo" e assim, as pessoas até encontram felicidade, paz, alegrias e amores, pena que depois de um curto tempo, assistem o desmoronamento de sua felicidade, paz, alegrias e amores. Outros possuem tudo o que aparentemente realizaria uma pessoa e não sao realizadas. Isto é sinal de que algo mais profundo deve acontecer. A pergunta dos discípulos é sobre a moradia de Jesus. Eles querem conhecer Jesus. E hoje Jesus ainda é desconhecido de muitos porque o Jesus que muitos cultuam não é o Cordeiro de Deus que será sacrificado e sim um Jesus anestésico que imobilza as dores e as angústias, o Jesus do conforto psiquico apenas, o Jesus da hora dos problemas e este não é o Cordeiro. Jesus é para a vida toda e não para momentos duros da vida. Muitos passam de Igreja em Igreja e dizem que estão buscando aquela que mais lhes agrada. Esta busca, é na verdade uma demonstração de desconhecimento da verdadeira identidade de Cristo que exige vida nova. É satisfação do próprio ego, ou extensão narcisista de si mesmo, nesse sentido a religiao nada mais será do que expressão humana. Portanto, quem não passou por João Batista, não conhecerá de verdade Jesus de Nazaré, o Cristo de Deus!



O TESTEMUNHO DOS DISCÍPULOS

A dinâmica de todo chamado verdadeiro feito por Jesus está aqui expresso: André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois homens que tinham ouvido João falar a respeito de Jesus e por isso o haviam seguido. Todos nós necessitamos de alguém que nos fale sobre Jesus para que nós possamos buscá-lo. O chamado não para exclusivo nosso, não devemos guardar ou prender em nós a vivência que fazemos da vida em Cristo, por isso é que "A primeira coisa que André fez foi procurar o seu irmão Simão e dizer a ele:
- Achamos o Messias. ("Messias" quer dizer "Cristo".)
Então André levou o seu irmão a Jesus. Jesus olhou para Simão e disse:
- Você é Simão, filho de João, mas de agora em diante o seu nome será Cefas. ("Cefas" é o mesmo que "Pedro" e quer dizer "pedra".)

André, primeiro falou de Jesus a seu irmão, depois o levou até Jesus. E Jesus é quem chama sempre! Já somos conhecidos por Cristo, antes que tenhámos tomado conhecimento de sua entrada em nossa vida. Há muitas pessoas que se acham distanciados de Cristo, ou abandonados, todavia, sempre somos conhecidos, sempre somos esperados. Cristo nos fortalece e faz de nós pedras, firmes e alicerçadas no mundo.
O Cristianismo é primeiramente ENCONTRO, porque Deus nos quer consigo e nos busca sempre por meio do Seu Filho Amado que é Deus de Deus, Luz da Luz, o Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, feito homem para nos redimir de nossos pecados. E só depois o Cristianismo é MISSÃO quando devemos fazer com que mais pessoas sejam encontrados por Cristo e tenham nele a vida nova. Testemunhas de Cristo em nosso dia a dia, na nossa família, no nosso trabalho, na nossa Igreja, para um mundo mais justo e fraterno de paz e harmonia entre Deus e os homens.





 

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.