domingo, 6 de novembro de 2011

Solenidade de Todos os Santos - Parte II

As pequenas seitas, de uma maneira quase geral considera um grande desrespeito sugerir que Cristo precise de pessoas que levem até ele nossas orações, uma vez que Ele é nosso único Mediador. Tal afirmação demonstra uma total incompreensão porque os católicos não acreditam que os santos, ou qualquer outra pessoa, tenham poder por si mesmos, porém somente na medida em que Deus lhes dá. Vale lembrar que a própria mãe do Senhor conseguiu dele o sinal da transformação da água em vinho. Também acreditamos que podemos, na realidade, aproximar-nos diretamente de Deus, como mostra claramente a principal oração da Igreja: a Eucaristia, nosso maior tesouro, porque nas Palavras do próprio Senhor, no Evangelho de São João, quem comer de Sua carne e beber do Seu sangue permanecerá com Ele para sempre!
Vale lembrar que Deus estava disposto a salvar Sodoma por amor de apenas dez homens justos, se os pudesse encontrar na cidade e como São Tiago tornou claro que as orações dos bons são do mais alto valor Tg 5,16. É uma questão de humildade acreditarmos que Deus ouvirá a prece dos pecadores mais facilmente quando forem apresentadas pelos seus amigos mais íntimos. Fomos chamados à santidade de vida. Somos convidados para sermos Santos como Deus é Santo, esta é nossa vocação mais sublime! Nossa comunhão com as almas do purgatório vem do fato de que por si mesmas elas nada podem fazer para terminar seu tempo de purificação. Seguindo a orientação da Bíblia de que " era um pensamento santo e saudável orar pelos mortos, para que fossem livres dos seus pecados" (II Mac 12,48), esperamos que nossas preces, e particularmente a Missa possam ser aplicadas para abreviar seu sofrimento. E podemos ter certeza de que aqueles que chegaram mais depressa no céu, em virtude das nossas orações, não demorarão a pagar sua dívida como membros da Igreja Triunfante.
Naturalmente, o maior de todos os santos é Maria, a mãe de Deus. Sua intimidade com seu filho dá a seus pedidos um poder que não é excedido por qualquer outra pessoa no céu. A Igreja a vê prosseguindo em sua grande colaboração na Redenção iniciada há dois mil anos, pelas suas orações em benefício dos que ainda estão na terra. Se os santos, que também foram pecadores, conseguiram obter méritos extraordinários que podem ser aplicados a nós, então Nossa Senhora, que é livre de pecado, tem feito muito mais para obter esses méritos do que qualquer outro. E isto faz dela nosso segundo tesouro, uma vez que em comunhão com Cristo poderemos perceber os méritos dele naquela que ele ama e entregou como mãe de sua Igreja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.