quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Mês de Novembro é Mês do Dízimo! - E o que faremos?




Nesse primeiro ano de administração do Padre Dalmo, apresentamos dois projetos relativos ao Dízimo. Este é relativo à entrada do dízimo como parte da formação cristã das crianças. Acompanhe a carta que será entregue aos pais das crianças da catequese:
As nossas famílias devem ser mais envolvidas na educação para a partilha e para uma vida que conheça valores, evitando assim que coisas importantes sejam relegadas ao esquecimento enquanto coisas que não possuem tanto valor ganhem o primeiro plano. Hoje assistimos assombrados às notícias de violência apresentadas pelos meios de comunicação. São assaltos a mão armada, roubos, agressões, crimes drogas, tráfico e tudo mais, muitas vezes com a participação de menores, adolescentes e até crianças. Tudo parece mesmo um caos, parece que não tem mais jeito. Paramos e nos perguntamos:
Qual poderia ser a solução para tudo isso? Lembramos do Amor de Cristo, do Amor de Deus, das Promessas, enfim, lembramos que temos a esperança de que um dia tudo será melhor, mas quando Senhor... Quando? O grande problema, no entanto, é que muitas vezes nos acomodamos e ficamos esperando cair uma solução mágica do céu. Acreditamos que a Paz é fruto da Justiça, ora, a Violência não traz exatamente a ausência da Paz? Então, a Violência acontece justamente pela falta de Justiça. Mas onde nasce a injustiça senão no coração do Homem? Somos injustos quando não aprendemos e não vivemos a fraternidade, quando não vivemos o amor, quando não vivemos a esperança. A Injustiça, portanto, é fruto também do egoísmo, do sentimento que quer tudo para si e não sabe partilhar. Talvez uma solução para isso seja ensinar nossas crianças a partilhar, a dividir, a fazer da sua vida uma vida de doação, para que aprendam desde a infância o valor da partilha. O Filósofo Pitágoras já dizia: “Eduquem as crianças de hoje, e não será preciso punir os adultos de amanhã”.

POR ISSO ESTAMOS IMPLANTANDO EM NOSSA PARÓQUIA O DÍZIMO MIRIM. O objetivo dessa ação é catequético, ou seja, precisamos ensinar às nossas crianças o valor de dividir com outros os nossos Dons. Com o Dízimo Mirim estaremos ensinando-as que a partilha é a única forma cristã de gerar Justiça e Paz. Vamos conscientizar nossas crianças da importância da partilha, no Dízimo Mirim para que TODAS ELAS COMECEM A SE SENTIR RESPONSÁVEIS POR SUA PARÓQUIA.
Nossas catequistas em todas as comunidades receberam uma carta que devem enviar aos pais das crianças para que estes participem deste processo de incentivo da partilha e da co- responsabilidade. E enfim, com as cartas, enviaremos uma fichinha a ser preenchida pela criança para fazermos a carteirinha para que elas se responsabilizem pelo seu Dízimo. Diferentemente do Dízimo dos adultos, estabeleceremos um valor que oscila entre Um e Cinco reais.
Queremos começar esse processo já este final de semana em nossas comunidades. O processo é educativo, entao se exige a participação clara dos pais. Esperamos resultados não dentro desse mês, mas daqui para frente! Estamos lançando a semente de um projeto novo.
Que Deus abençoe a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.