quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Carta de Convocação para a Celebração e Instalação Canônica do 1º. Sínodo Diocesano da Igreja da Paraíba [2011 – 2014]

ARQUIDIOCESE DA PARAÍBA
 CNPJ 09 140 351 / 0001 - 72
 Cx. Postal 13 – 58001-970 – João Pessoa – PB
 Fone: (83) 3133.1000 – Fax: (83) 3133.1029
 E-mail: curia@arquidiocesepb.org.br

Carta de Convocação para a Celebração e Instalação Canônica
do 1º. Sínodo Diocesano da Igreja da Paraíba [2011 – 2014]

Para a maior honra e glória de Deus Uno e Trino, por mercê do Senhor e da Santa Sé Apostólica, preposto ao governo pastoral da Igreja Particular da Paraíba, em plena Comunhão na Caridade com o Santo Padre Bento XVI, na solicitude por todas as Igrejas, iniciamos com grande alegria a Celebração dos 100 anos de elevação da Arquidiocese da Paraíba e sede da Província Eclesiástica, convocando o povo de Deus para celebrar o 1º. Sínodo Diocesano da Igreja da Paraíba na forma do Direito (Cf. Cânon N. 462).

A abertura do Sínodo acontece com a solene Concelebração Eucarística no dia 19 de Novembro de 2011, às 16h., no átrio da Igreja de São Francisco, em João Pessoa, PB.

A sessão inaugural do Sínodo segue-se pela manhã do dia 20 de Novembro, no Seminário Arquidiocesano Imaculada Conceição. Será exposto aos delegados sinodais o objetivo geral e as metas específicas, a metodologia e os meios para o proficiente desempenho do Sínodo.

1. A finalidade do Sínodo corresponde ao tema: “A identidade, a vida e a missão da Igreja na Paraíba” e ao lema: “Temos um longo caminho a percorrer”.
Os critérios (crenças e valores) e meios (atividades meio e atividades fins) têm por objetivo: - avaliar a qualidade da evangelização praticada ao longo dos 100 anos de vida da Igreja da Paraíba, seguido do planejamento da nossa ação evangelizadora, pastoral e formativa da para os anos vindouros.
 
1.1.Os critérios para avaliar a caminhada feita e planejar a ação evangelizadora e pastoral de nossa Igreja se embasam no múnus profético, sacerdotal e régio de Jesus Cristo, legado a todos os batizados que se fazem seus discípulos.
As dimensões desse múnus: [a Palavra, a Liturgia, a Caridade] são constitutivas da identidade, da vida e da missão da Igreja.
 
1.2.Segue-se daí a orientação geral do Sínodo: - a Palavra de Deus, transmitida pela Tradição e Magistério da Igreja, cuja atualização se encontra nas intuições fundamentais do Concílio Vaticano II, conferidas nos seus documentos oficiais, bem como, nas conclusões da Conferência de Aparecida absorvidas nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2011-2015).

1.3.As sessões canônicas do Sínodo seguem-se de 2011 a 2014 obedecendo a um cronograma e a um fluxograma, programados e apresentados por três Comissões:

a) Histórica e Patrimonial
b) Teológica e Pastoral
c) Formação para os Ministérios ordenados e ministérios leigos.

2. Cum Petro et sub Petro, na qualidade de autoridade diocesana convoco e nomeio na forma oficial e solene os membros do 1º. Sínodo Diocesano, mediante juramento de fidelidade à Doutrina Cristã, à Tradição e ao Magistério da Igreja, bem como de seu respectivo compromisso e responsabilidade de efetiva participação, com as credenciais de legítima nomeação e representação sinodal.

Os membros de direito e membros eleitos, descritos abaixo (item 3); ademais de pessoas
convidadas como assessores e observadores, representando alguns segmentos de Igrejas cristãs e da sociedade.

2.1.Segundo as disposições do Direito cabe ao arcebispo convocar e presidir ao Sínodo [excepcionalmente, por justa causa, o arcebispo delega a presidência de alguma sessão ao Vigário Geral].

2.2.Estão oficialmente nomeados, mediante aceitação da presente nomeação e apresentação de suas credenciais, exibidas durante as sessões canônicas, membros de direito e membros eleitos nomeados oficialmente. São convidadas algumas representações de igrejas cristãs e da sociedade civil. [Por motivos óbvios note-se que alguns presbíteros são contemplados como membros de direito e membros nomeados, não representando voto duplo ou dupla função]

2.3.Membros de direito e dever de Oficio:
 
- O Vigário geral da Arquidiocese
- O Secretário Geral do Sínodo, coordenador e animador da pastoral arquidiocesana
- O Subsecretário e Notário das atas
- O Ecônomo Arquidiocesano
- O Reitor do Seminário Arquidiocesano
- Os membros do Colégio de Consultores
- Os membros do Conselho Presbiteral
- Os Coordenadores das 9 Regiões Pastorais
- Todos os párocos e/ou administradores paroquiais
- Vigários paroquiais [mediante aceitação das exigências canônicas referentes ao Sínodo]
- Os diáconos permanentes [mediante aceitação das exigências canônicas referentes ao Sínodo]

2.4.Membros eleitos e nomeados (levando em conta os presbíteros já supracitados)

- O Conselho Permanente do Sínodo
- Os coordenadores das 3 Comissões, respectivamente: - Histórica e Patrimonial; - Teológica e Pastoral; - Formação dos ministérios ordenados e leigos;
- 3 Leigos/as por Paróquia, vinculados às respectivas Dimensões: Palavra, Liturgia, Caridade;
- 3 religiosas eleitas entre si, a cargo da CRB;
- 3 representantes leigos/as que respondam, respectivamente, pelos Setores e/ou prioridades
pastorais, no âmbito arquidiocesano, a saber: 3 pela Catequese; 3 pela Família; 3 pela
Juventude; 3 pela Liturgia; 3 pelo Dízimo; 3 pelas Pastorais Sociais;
- 3 representantes eleitos/as entre as várias Associações, Movimentos leigos e Ordens Seculares presentes e atuantes no âmbito de toda a Arquidiocese;
- 3 representantes eleitos consensualmente pelas Novas Comunidades.
- os seminaristas estagiários (finalistas do 4º. Ano teológico)
- 3 seminaristas eleitos entre si com a anuência do reitor.
 
3. Seguem-se as fichas de inscrição, devendo ser entregues na Coordenação de Pastoral ou na reunião do Clero, aos 16 de Novembro próximo, no Seminário.

4. Para a solene Concelebração Eucarística de abertura canônica do Sínodo estão convocados além do Presbitério, o maior número possível de fiéis, representando as Paroquias, Comunidades, Pastorais e Movimentos leigos e outros segmentos. Para garantir a expressão da Unidade em nossa Igreja Particular não haverá Celebração Eucarística e outras funções paroquiais no sábado, dia 19/11.

5. Para os delegados sinodais segue-se no Domingo sua sessão inaugural, a realizar-se no Seminário Diocesano, das 8h30 ás 13h, terminando com o almoço.

Contando com a graça de Deus e a valiosa participação de todos, agradeço de antemão, in Iesu et Maria. Dado e passado na Cúria Diocesana, sob o Nosso Sinal e o Selo de Nossas Armas, aos 31 de Outubro de 2011.


+ Aldo di Cillo Pagotto, sss
Arcebispo Metropolitano da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.