sábado, 19 de novembro de 2011

Anseios para o Sínodo: as Ordenações

O processo de formação de um sacerdote, leva atualmente por volta de nove anos. Quatro anos de teologia, três de filosofia, um de propedêutico e o último é o do estágio. Falamos sobre a formação teológica e também da filosófica.
Creio que determinadas coisas poderiam ser melhoradas no que diz respeito ao tempo. A vida do seminário traz dificuldade no que diz respeito à vida comunitária, aos desafios sociais presentes no mundo que depois receberá os novos sacerdotes.
É absulutamente tranquilo visualizar uma nova estrutura formativa:

Depois de um ano de propedêutico e três anos de filosofia, o ponto decisivo estaria nos quatro anos do curso de teologia. Aqui se encontraria a novidade, que embora chamemos de nova, já é vivenciada em muitas dioceses.
Nos dois primeiros anos, a vida seria como até então, dentro do seminário. Nos dois últimos anos, os seminaristas morariam em pequenas comunidades de cinco ou seis seminaristas. Essa experiência já foi vivida no ITER (Instituto Teológico do Recife). Alegam que foi uma experiência que falhou, todavia, aqui se encontra a diferença em nossa proposta: estas pequenas comunidades se estabeleceriam em uma paróquia sob a responsabilidade de um padre.
No final do terceiro ano de teologia, a pequena comunidade de seminaristas se tornaria uma pequena comundidade de diáconos, uma vez que a nosso ver, no final do terceiro ano, os candidatos seriam ordenados. No último ano, já como diáconos, concluiriam seus estudos no seminário e passariam um ano inteiro vivenciando o ministério diaconal. Ao final do quarto ano, teriamos as ordenações presbiterais posto que o estágio foi feito desde o terceiro ano de teologia, morando em uma paróquia, estudando no seminário, já envolvido na vida de paróquia e sendo conhecido pelo povo.
A própria paróquia, o sacerdote que acolhesse os seminaristas e depois os diaconos participariam ativamente do processo formativo de um candidato ao sacerdócio. É indispensável que o Conselho Presbiteral não seja alheio aos candidatos ao sacerdócio, antes, os conheça, visitem o seminário e acompanhe o processo realizado por dois anos de teologia no seminário e por dois anos em paróquias.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.