sábado, 18 de junho de 2011

No mês que celebramos Pentecostes conheça os sete dons do Espírito Santo

No último domingo (12) a Igreja celebrou a solenidade de Pentecostes, a vinda do Espírito Santo sobre a Igreja.
 
A terceira pessoa da Santíssima Trindade se manifesta aos cristãos por meio dos sete dons do Espírito Santo.
 
Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus são os dons que o Espírito Santo concede aos cristãos para que continuem com a sua obra evangelizadora.
 
Segundo o Missionário Redentorista, padre Inácio Medeiros todos os cristãos recebem a unção do Espírito Santo assim que são batizados..
 
“É bom lembrar que nos já recebemos o Espírito Santo quando fomos batizados, e depois, quando somos crismados, recebemos a plenitude do Espírito Santo em nós”, disse padre Inácio.
 
Padre Inácio ainda destacou que a celebração de Pentecostes é uma oportunidade renovar os dons que recebemos na hora que fomos batizados que muitas vezes está adormecido.
 
“Cada dom tem um sentido especial e neles estão representados todos aqueles dons que o Espírito Santo nos oferece”,explicou o sacerdote.
 

Em entrevista ao Portal A12 o padre Inácio explicou cada um dos sete dons do Espírito Santo.


SabedoriaSabedoria: Este dom nos identifica com o próprio Deus, porque somente Deus é a sabedoria eterna. O Espírito Santo nos concede este dom para que possamos entender e quase que selecionar aquilo que é mais importante na nossa vida.
 
 
 
EntendimentoEntendimento: Não é apenas um dom humano de entender as coisas, mas é muito mais do que isso; é o dom de poder captar a presença de Deus que existe em todos nós.
 
 
 
 
ConselhoConselho: Este dom nos liga a Deus, e ao mesmo tempo, nos liga a as outras pessoas quase se confundindo com o aconselhamento, ou seja, como se nós exercêssemos aquela missão profética de sermos sacerdotes e profetas ajudando na condução do povo de Deus.
 
 
 
FortalezaFortaleza: O dom da Fortaleza se confunde um pouquinho com o dom da perseverança, ou seja, para que tenhamos força diante daquelas situações, acontecimentos e pessoas que cismam nos afastar de Deus. Ser forte diante de tudo aquilo que nos provoca e teima tirar de nós a nossa fé.
 
 
 
CiênciaCiência: Diferentemente do que nos compreendemos como ciência que esta no nível humano o dom da ciência nos leva a um conhecimento mais aprofundado de Deus. O conhecimento das coisas de Deus não esta apenas no nível intelectual, mas esta no nível da vivência.
 
 
 
PiedadePiedade: Dom que está relacionado com a misericórdia, ou seja, Deus que nos faz ter piedade e compaixão.
 
 
 
 
 
Temor de DeusTemor de Deus: Não é o dom que nos leva a ter medo de Deus, mas é o dom que nos leva a adoração de Deus. A partir do momento em que eu conheço a Deus e que eu busco uma comunhão mais perfeita com Ele eu também sou levado a ter uma atitude de adoração, ou de valorização da presença de Deus em nós.
 
 


Fonte: Portal A2
Foto: Imprensa/ Santuário Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.