terça-feira, 19 de abril de 2011

Os "católicos não praticantes" e a indiferença religiosa




Esta imagem que ilustra esse post tem muito a ver com o que ele se propõe a dizer. Enquanto o Senhor caminha com sua cruz, muitos permanecem INDIFERENTES. A indiferença é um fenômeno que cresce bastante. Vemos uma indiferença por parte dos que dizem não ter fé, outra dos Evangélicos que afirmam ser o mundo católico idolátrico, mas isso não nos assusta. Dos Evangélicos nós não poderemos esperar nada, eles já foram embora, formalmente já se excomungaram. Pode ser que você se choque ao ler a palavra "excomungaram", todavia, a palavra significa, fora da comunhão. Portanto, não há porque se assombrar, do ponto de vista da Eucaristia e de todos os outros sacramentos da Igreja, estão sim, fora da comunhão da igreja.
Não é a isso que se deve esse post, este se deve a algo que muito preocupa: a indiferença de muitos católicos frente à Semana Santa. Bares lotados, pessoas que não rezam absolutamente nada mais, blocos de carnaval que servem a interesses de um pequeno grupo a serviço desta estrutura vigente. Nos bares e nos blocos que ferem o sentimento religioso, não estão os irmãos da Assembléia de Deus ou das Igrejas Batistas de Tibiri, não, não serão eles, porque eles levam a sério a fé que abraçaram. Podemos até questionar e nao concordar com a forma como estas igrejas atuam, do mesmo jeito como eles questionam e nao concordam com a nossa, mas devemos admitir que lá as pessoas levam a sério o que assumiram como sua fé. Do nosso lado, se escuta dizer: "eu sou católico porque na Igreja Católica se pode tudo!" mentiroso e mentirosa quem pensa assim, a Igreja tem normas, tem estrutura dogmática, então eu não sou católico para fazer o que quero. No trabalho temos regras e caso estas sejam desrespeitadas, o que desrespeitou é mandado embora. Na Igreja existem mandamentos, regras liturgica se sacramentais. Por exemplo, os padrinhos de crianças devem ser casados na Igreja, o que para muito gente é frescura, é na verdade elemento indispensável de uma estrutura sacramental. Se não concorda, não fique. Cresce o número de evangélicos ainda, mas isso nao deve preocupar a Igreja Católica porque os fiéis não estão indo embora, eles continuam aqui. Fiel não abandona, a Igreja tem perdido os INfiéis. São eles que vão embora. Nunca viveram o Batismo recebido, nunca se colocaram de joelhos para oração, nunca tiveram outra participação na Igreja senão batizados e setimos dias. Então nunca foram da Igreja.
Ontem tivemos a procissão do encontro e enquanto a procissão passava pelas ruas, muitos estavam nas mesas de bares, outros passaram indiferentes pela procissão, outros zombaram... Pois é, eram todos católicos, os não praticantes, os que não assumem nada. Quando eles estão na Igreja a gente os conhece, entram de boné, não o retiram, sentam e ficam lá, nada respondem, não se levantam para nada e ficam emburrados porque a missa demora demais... Não demora muito para a gente perceber o que os trouxe para a Igreja: O SÉTIMO DIA DE ALGUÉM. Mas neste caso, não adianta nada ter vindo. É sétimo dia de alguém, e eu que estou presidindo a celebração me sento celebrando uma missa de corpo presente para os indiferentes que sentados, conversam a missa toda, mandam mensagem para companheiros que não vieram e saem agoniados ao final da missa.
IDE EM PAZ E QUE O SENHOR VOS ALCANCE! já que saem correndo!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.