domingo, 17 de abril de 2011

Ofício de Abertura das Portas da Igreja para acolher a Procissão de Ramos

Este foi o Rito preparado para a abertura das portas da Igreja logo que chegasse a procissão de Ramos
CHEGADA DA PROCISSÃOserá feito o seguinte comentário:
Nesta noite em que começaremos a nossa Semana Santa, apresentemos a Jesus a nossa vida, todos os nossos desejos e intenções. E em um instante de silêncio, peçamos a Cristo que nos encontre vigilantes e sempre disponíveis para receber as bênçãos de Deus que nos são ofertadas por meio dele.
Depois de um instante em silêncio o padre começa a cantar:
- Vem, ó Deus da vida, vem nos ajudar (bis)                                                                                                                    - Vem, não demores mais, vem nos libertar (bis)
- Glória ao Pai e ao Filho, e ao Santo Espírito (bis)                                                                                    - Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito (bis)
- Para mim viver é Cristo Jesus (bis)                                                                                                            - Morrer para mim é lucro, minha glória é a Cruz (bis)
- Para a Oração, venham com fervor (bis)                                                                                                  - O Cristo se fez servo, por nós se entregou (bis)
Recordação da vida:
Antes de entrarmos na Igreja, reconheçamos nossas falhas perante o amor eterno de Deus que se manifestou para nós em Jesus. Temos muitas dificuldades em colocar Jesus em primeiro plano de nossa vida. Muitos de nós não sabem o que fazer com Jesus em suas vidas, por isso ele continua sofrendo, hora traído de novo como o foi  por Judas, negado como o foi por Pedro, mandado de um lado para outro como se nada valesse... Peçamos perdão por nossa indecisão perante Cristo que nos convida a uma vida nova em seu amor.

Povo meu que te fiz eu? Dize em que te contristei?
Por que à morte me entregaste, em que foi que te faltei?
Deus Santo, Deus forte, Deus imortal, tende piedade de nós!
Eu te fiz sair do Egito, com maná te alimentei.
Preparei-te bela terra, tu a cruz para o teu rei
Bela vinha eu te plantara, tu plantaste a lança em mim.
Águas doces eu te dava, foste amargo até o fim.
Só na cruz tu me exaltaste quando em tudo eu te exaltei
Que mais podia eu ter feito? Em que foi que te faltei?
Em silêncio o padre se dirige à porta da Igreja e faz a seguinte oração:
Deus onipotente, pelo Mistério do Vosso Filho Jesus Cristo, nosso Salvador, revelaste ao mundo a derrota do mal, o triunfo do bem e assim preenchestes com esperança a vossa terra castigada pelo pecado. Olhai o vosso povo aqui reunido em torno da Cruz do vosso Filho, fazei o Deus com que os corações endurecidos sejam despedaçados no amor daquele que entregou sua vida no Altar da Cruz...
Que os corações sedentos de paz, de alegria sejam todos imersos no coração do vosso Filho Amado e assim, nós que agora somos desfigurados pelo pecado, sejamos revestidos da Força que vem do Salvador que abraçou o mundo inteiro do alto de sua cruz, derrotou o antigo inimigo e se tornou porta entre o Céu e a terra...
Que enfim, os corações dos vossos filhos e filhas possam, restaurados pelo coração de Cristo que se assentou à vossa direita e levou consigo a nossa humanidade, adentrar na Glória eterna que hoje vislumbramos na entrada de vosso amado Filho na cidade Santa Jerusalém!
Que as portas de nossos corações se abram para o Cristo que vive e reina para sempre, Amém! (3x)
Abrindo as portas, o Sacerdote seja o primeiro a entrar. Em seguida se dirige para o Altar do Sacrifício. As sete velas devem estar preparadas. Dirigindo-se ao candelabro, o sacerdote com uma vela acesa diz a seguinte oração enquanto acende as sete velas:
Deus Santo e bendito, que o vosso Filho hoje entrando solenemente na cidade Santa de Jerusalém, esmague com sua humildade toda a minha VAIDADE.
Deus Santo e bendito, que o vosso Filho humilhado por conta dos nossos pecados queime dentro de meu peito tudo aquilo que é semente nociva de ORGULHO.
Deus Santo e bendito, que o vosso Filho menosprezado pelos poderosos deste mundo, destrua em mim pela sua cruz todo APEGO AOS BENS E ÀS GLÓRIAS DA TERRA.
Deus Santo e bendito, que Jesus, o Vosso Filho Eterno, feito homem por amor a nós, não teve medo não temeu o abandono por confiar em vosso amor, por Ele, arrancai de meu coração toda FALTA DE TEMOR A VÓS!
Deus, o vosso Filho amado é a luz que ilumina todo ser humano. Que sua luz vitoriosa na humildade liberta meu coração de todo FECHAMENTO para a necessidade de transformação da minha vida e do mundo onde vivo.
Deus vivo e verdadeiro, vosso Filho é a luz e a luz é a vida dos homens. Matai em mim toda PREGUIÇA E COMODISMO frente ao Anúncio do Vosso Filho, sabedoria dos Céus!
Que a luz do Cristo brilhe em nossos corações e rompa todas as trevas do mundo que insistem em adentrar o coração dos homens.
O Sacerdote se dirige ao Altar do Sacrifício e faz a Oração preparatória para a Liturgia da Palavra.

2 comentários:

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.