sexta-feira, 8 de abril de 2011

O que voce deseja saber? mais duas perguntas respondidas

Este é um espaço onde suas perguntas são respondidas!


1. O que a Bíblia fala sobre cantar músicas evangélicas em missas?
2. Qual a relação entre a festa dos padroeiros e a festa de rua que ocorre no período de São Pedro?

Padre Dalmo responde:

1. Na verdade, este não é um problema que encontre resposta nas Sagradas Escrituras. Para falar mais sobre a questão, deve ocorrer de modo inverso: a musica liturgica deve encaminhar as pessoas para o sentido do Mistério celebrado. E muitas músicas que são até bonitas, não expressam o sentido do que a Igreja celebra. Por exemplo, a famosa e cantada por muitos grupos em nossa paroquia durante o tempo em que nós aqui chegamos, dizia o seguinte:
Como Zaqueu quero subir o mais alto que eu puder [...] Entra na minha casa, entra na minha vida, mexe com minha estrutura, sara todas as feridas, me ensina a ter santidade, quero amar somente a ti porque o Senhor é meu bem maior, faz um milagre em mim. Ora, se a referência para toda a música é Zaqueu, devemos lembrar que não foi  ele quem convidou Jesus, foi de outra maneira: Jesus o viu primeiro e disse  que deveria ir até a casa de Zaqueu. Depois diz quero amar somente a ti. É interessante se cantar isso quando no Evangelho se diz que devemos amar a Deus sobre todas as coisas e o proximo como a nós mesmos. E para completar, a cançao nao fala nada sobre a promessa que Zaqueu fez a Jesus que consiste em doar metade dos bens aos pobres e repor 4 vezes mais se tiver roubado de alguem. Por isso, nem toda musica bonita é liturgica, por incompatibilidade com a Escritura ou com a Fé da Igreja Católica é que nao cantamos músicas evangelicas em missas. Uma outra razão para que nao cantemos esse tipo de música se encontra no fato de nossa Igreja ter um verdadeiro tesouro musical.

2. Não há nenhum tipo de vínculo entre a Festa do Padroeiro e a festa de rua que se faz aqui. Não sei se vcoe lembra, mas ano passado tivemos uma quadrilha que se apresentaria em um momento cultural, após uma missa e a apresentação nao aconteceu porque uma banda que estava no palco montado pela prefeitura começou a cantar. Esse ano iremos solicitar à prefeitura que o palco seja armado em outro lugar, mais afastado da Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.