sábado, 19 de fevereiro de 2011

Sob o Senhorio do Perdão de Deus 3


"Pai perdoa-lhes eles não sabem o que fazem" (Lc 23,24)



Lendo os Evangelhos poderemos perguntar por qual motivo existia um ódio tão forte contra Jesus? Que incomodo foi este que ele causou a ponto de trazer contra si o peso de tanta maldade? O ódio segue uma espiral que envolve as pessoas sem que elas percebam o que está acontecendo. Creio que nem mesmo os que odiavam Jesus sabiam por que tinham tanto ódio.
Poderemos porém dizer sem medo algum que na verdade, a intensidade do ódio é oriunda da falta de abertura para o Amor. No coração do homem há um vazio que só o amor de Deus pode preencher!
O perdão, a não aceitação da violência e da vingança como resposta foi uma das mais intensas palavras de Jesus como vimos no Evangelho de hoje e estas palavras dele se tornaram vivas e significativamente estridentes quando seu corpo foi erguido na cruz. É na cruz que o Filho Eterno de Deus demonstra todo o seu ensinamento na prática. Já sentindo o peso da morte ele ofereceu perdão: “Pai perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem” (Lc 23,34); Mostrou que a misericórdia de Deus tem pressa em se fazer presente: “Hoje estarás comigo no paraíso” (Lc 23,43); e coroando toda a sua existência levou aos limites o soberano amor de Deus quando disse: “Está consumado” (João 19,30); O amor sem o qual nós nada seríamos demonstra toda sua profundidade no perdão que nos vem do Cristo crucificado.
Esse amor que Cristo nos ensinou é um amor desprendido, aberto aos outros e completamente livre de interesses egoístas. Eis o amor que impressiona e constrange. Uma coisa que quase ninguem percebe é que Jesus morreu por nós mesmo sabendo que nós, caso estivessemos lá na hora em que ele esteve na cruz poderíamos negar seu amor e até mesmo zombar dele. Desta oferta generosa nos vem o desejo de Jesus:
“O meu mandamento é este Que vos ameis uns aos outros assim como eu vos amei” (João 15,12);  “Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor”. (1João 4,8). Olhando por todos os lados, vamos perceber que não temos outro caminho senao demonstrar o amor que acreditamos seguir e que se encontra em nosso meio sempre na Eucaristia e no outro.
Em qual lugar Deus se sentirá mais a vontade do que no coração de quem aprendeu a perdoar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.