sábado, 22 de janeiro de 2011

O Mistério da vocação cristã - 2

 
Não é por acaso que Jesus utiliza a imagem da pesca, dos peixes que são puxados para fora da água, de peixes tirados da água, essa imagem nos mostra a própria missão do Senhor Jesus: retirar os homens da morte e conduzi-los à vida. Mas aqui alguém poderá nos interpelar: como essa imagem pode servir aos propósitos de Jesus se aos peixes acontece o contrário, saem de seu ambiente vital e morrem fora da água? A estes responderemos que, para o povo de Jesus, o mar era visto como local de morte e caos. Por isso o chamado para sermos pescadores de homens.
O segundo ensinamento esta unido à brevidade da cena: basta um chamado do Senhor para que Pedro, André, Tiago e João deixem suas redes, seus barcos, seus pais e sigam o Mestre. Ninguém questiona Jesus quanto à segurança ou o futuro, apenas O seguem. Isso demonstra a radicalidade do nosso chamado. Não se trata de fuga do mundo, mas de resposta imediata diante da urgência do Reino dos Céus. Em nome disto, não se pergunta sobre o futuro nem sobre as capacidades que possuímos.
É necessário um SIM a Cristo e desta maneira ele transformará nossas vidas; SIM e enfim Jesus nos mostrará a importância de pensar nos outros que necessitam ser pescados para Cristo, arrancados de tantas situações de dor e tristeza!
O terceiro ensinamento é que nós não estamos sozinhos nessa tarefa de anunciar o Reino, pescar pessoas e sarar enfermidades, Jesus está conosco e nós o seguimos e assim, dois a dois servimos de acordo com nossas possibilidades!
Por fim, depois o ensinamento, o apelo prático: é necessário que cada um de nós, após termos escutado esse convite do Senhor, deixe tudo e se ponha com ele a pescar!

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.