sábado, 8 de janeiro de 2011

Deus "deu corda" na criação e a deixou agir por si própria?



Há pessoas que acreditam que Deus criou o mundo, porém pensam que Ele foi responsável apenas pelo acto de criar, o que quero dizer com isso? Deus teria apenas dado corda ao mundo, como se faz a um relógio de corda e deixado ele funcionar sozinho. Depois de criar todas as coisas ele teria deixado sua criação agir por si mesma.

Está ideia está equivocada porque Deus está envolvido em sua criação! Se engana quem pensa que Ele descansou no 7º dia, nós cristãos acreditamos na providência divina que nada mais é do que a intervenção directa de Deus em todo universo. Ele não só age na criação como também a mantém, a sustenta.

Jesus disse:

“Não se vendem cinco pardais por uma pequena quantia? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.” (Luc.12,6-7)

e ainda:

“Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis vós muito mais que elas?
Qual de vós, por mais que se esforce, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida?
E por que vos inquietais com as vestes? Considerai como crescem os lírios do campo; não trabalham nem fiam.
Entretanto, eu vos digo que o próprio Salomão no auge de sua glória não se vestiu como um deles.
Se Deus veste assim a erva dos campos, que hoje cresce e amanhã será lançada ao fogo, quanto mais a vós, homens de pouca fé?” (Mt 6, 26-30)

Atrevo-me a afirmar que Deus continua a criar todos os dias, quando uma criança nasce, quando um pássaro canta e até quando o coração bate. É Deus quem sustenta todas as coisas. Deus somente não intervém em uma coisa em toda a criação, no livre arbítrio humano.

Um comentário:

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.