domingo, 24 de outubro de 2010

Reconhecer-se necessitado da Misericórdia de Deus

O cobrador de impostos, o publicano, utilizado por Jesus é uma imagem que demonstra a necessidade de não se valer de suas capacidades para conversar com Deus. Não é por nossos méritos que Deus vai nos escutar porque méritos, não temos. Deveríamos rezar tomando por base, primeiro o fato de Deus ser misericordioso, e que nós não temos forças para nos redimir por nós mesmos. A oração do publicano: 'Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador, é o reconhecimento destas duas grandes dimensões: a misericórdia de Deus que se volta para o ser humano que se reconhece necessitado do amor divino, este é a primeira dimensão. A segunda consiste em reconhecer nossa fragilidade. Ambas caminham para a expressão da grandiosidade divina e pequenez do ser humano e assim, mostra que nenhum de nós pode querer fazer o que só Deus é capaz: julgar!A verdade do encontro com Deus se mede pela real clareza diante de sua condição. Com esta imagem, Jesus não está de modo algum ressaltando que as pessoas devem exaltar o seu lado negativo, como se nada de bom fossem capazes de produzir ou transmitir. Para muitas religiões e segmentos, quanto mais negativas as pessoas se sentirem melhor será, porque assim se tornará mais fácil ainda manipular, controlar, destruir seus sonhos e capacidade. Assim é bem mais fácil vencer o que temos de melhor: a esperança! Esperança de que independente de como as coisas estejam elas sempre podem melhorar. Independente de nossas fraquezas, Deus nos ama. E na verdade, ninguém pode nos tirar esta esperança! Pois é na abertura serena e sincera a Deus que encontraremos nele descanso. Para concluir, o homem não tinha coragem de erguer os olhos para os céus, é o que disse Jesus, mas em um momento, talvez o único, ao olhar para cima, encontre o Filho de Deus crucificado, como sentido para toda a nossa vida, uma vez que em Jesus visto aparentemente como vencido, é que Deus expressa toda sua força e plena presença ao nosso lado!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.