quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Temas Bíblicos: O pecado Original

Ao longo deste mês de setembro, comumente chamado de mês da Bíblia, vamos trazer sempre para sua formação um tema relativo à Sagrada Escritura. Para esta semana, falaremos sobre o pecado original.
Seria mais ou menos como um projeto bem feito, bem intencionado e bem dimensionado por parte do criador do projeto, pelo projetista; porém, mal interpretado e mal executado por engenheiros, arquitetos, mestres de obra, pedreiros e financiadores, que somos nós. Como conseqüência, continuamos a ambicionar por uma paz que não vem, porque continuamos divididos.
O pecado (errar o alvo) – Gn 3,1-21.23-25 – DEUS criou a terra para que o homem usufrua dela e possua vida plena, isto é, árvore da vida. A condição única é o homem se subordinar a DEUS: obedecer ao seu projeto de vida e fraternidade e não querer decidir por si mesmo o que é bem e o que é mal, isto é, comer o fruto da árvore do bem e do mal, a fim de não ser causa a espécie alguma de opressão e morte.
O pecado original se refere à origem do mal e sofrimento de toda a humanidade, ou seja, os nossos primeiros pais, que a Bíblia chama de Adão e Eva. A raiz do mal está na escolha errada que a pessoa faz diante de DEUS, pois recusa assumir sua condição de criatura e tenta ocupar o lugar do Criador.
Apesar de nada lhes faltarem e de gozarem da presença de DEUS, se deixaram seduzir pela serpente. Eles livremente escolheram a desobediência, contrariando a ordem que haviam recebido de DEUS, para que não comessem do fruto da árvore que estava no meio do jardim. Pecaram, viraram as costas para o DEUS de Amor, preferiram seus projetos aos projetos de DEUS. Afastaram de DEUS, que é a fonte da vida e, em conseqüência, se aproximaram da morte. A espada simboliza o poder de DEUS, preparada para fazer respeitar a sua proibição, fulminando a audácia de quem atrevesse a entrar no jardim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.