quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Quando surgiu o Pecado?

Quando surgiu o pecado?

A origem do pecado é um mistério! Pois não existe nada comprovado em documentos. O autor sagrado constatou que há pecado no mundo; constata que existe em cada pessoa a misteriosa e inexplicável tendência para o mal. Diante da Lei de DEUS, o homem é tentado a escolher o mal e não o bem. E isso é um grande mistério profundo que se esconde no coração do homem.
O autor sagrado escreve uma verdade: o homem pecou, errou no passado porque ele peca e erra no presente e é claro que isso teve uma origem. E para escrever tudo isso, o autor usa a linguagem e elementos do povo da sua época. Como o autor descreveria o pecado hoje? Qual é o maior pecado de hoje? E aí, tudo perdido? Não! Diante do pecado, DEUS faz uma promessa.
Qual foi a promessa?
DEUS promete então que o mal vai ser vencido definitivamente: “Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”, Gn3, 15 (grave com amor – quem será esta Mulher?). DEUS prometeu que alguém descendente da mulher derrotaria o mal. De uma mulher nasceria Aquele que venceria definitivamente o mal e tiraria o pecado do mundo. É o primeiro raio de luz, o primeiro evangelho, com o qual DEUS “reergueu” os homens na esperança de salvação. Estamos diante da profecia, e ao mesmo tempo da promessa, maior e mais importante de todo o A T. O NT inicia-se com a realização desta promessa.
Ah, se conhecêssemos o dom de DEUS! O tamanho de sua BONDADE! Este PAI AMOROSO que te trouxe aqui neste encontro! Quanta coisa poderia mudar! Quanta coisa iria abandonar na vida para que nunca mais se afastasse Dele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.