quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Os gêneros literários - Parte II

Outro estilo muito usado pelo Mestre JESUS é o da parábola. Por exemplo, o Filho Pródigo, onde JESUS quis nos mostrar o grande amor de DEUS e como Ele trata o pecador que se arrepende. Lc 15-11-32 A linguagem da Bíblia é a linguagem daquela época; era a realidade daquele povo. Às vezes aparece sentido metafórico.


Outro exemplo de parábola é a da videira; onde JESUS diz ser a videira, DEUS é o agricultor; e quem são os ramos? Somos nós! JESUS fez a comparação da videira, pois todos aqueles que O seguiam conheciam muito bem esta árvore, e, assim, tantas outras comparações.

Os números na Bíblia também têm um significado forte. O povo usava os números para se expressar: Por exemplo, para dizer que uma pessoa era muito abençoada e vivia na Graça de DEUS, diziam: fulano viveu 765 anos. Sobre a nossa Irmã Dulce na Bahia, o povo iria dizer que ela teria vivido 1000 anos, pois sabemos que ela teve sua vida totalmente voltada para servir a DEUS e ao próximo. Os números 7 e 12 também são muitos usados na Bíblia. O 7 perfeição, o 12 totalidade. Temos aquela passagem em JESUS que devemos perdoar 70 x 7, isto é para sempre.
O número 40. A Bíblia usa com freqüência período de 40 dias (ou 40 anos) para indicar ocasiões especiais em que são vividas experiências importantes: São 40 anos de caminhada do povo no deserto, os 40 dias que JESUS esteve no deserto, 40 dias de Moisés no Monte Sinai, 40 dias de preparação para a Páscoa, que é a Quaresma, etc. Existem outras passagens na bíblia para mostrar “tempo completo”, isto é, tempo necessário para se ter uma experiência perfeita. Esses períodos vêm antes de fatos importantes e se relaciona com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.