domingo, 19 de setembro de 2010

o administrador infiel - Parte I

A parábola do administrador infiel (Lc 16,1-13) está repleta de preciosas lições. Cumpre observar, inicialmente, que o cerne da narrativa feita por Jesus não está num aplauso da ação profundamente censurável do intendente que, além de dispersar os bens de seu senhor, ainda o lesa para tornar propício a si mesmo os credores, diminuindo os débitos deles. O que Jesus quer dizer é que, assim como os maus têm notável capacidade para, por caminhos escusos, ganhar amigos, os bons devem ter coragem para obter vantagens espirituais. Isto, até mesmo, bem se utilizando o cristão de bens materiais, sublimando ações temporais em vistas ao tesouro lá no céu.

Deste modo, quem ampara com o vil metal os necessitados, vendo neles a figura do Redentor, ainda que empregando meios materiais e socorrendo o próximo em sua fome, na sua doença e outras indigências, está crescendo em santidade diante de Deus. Dentro desta linha de reflexão quantos, de fato, perdem merecimentos imensos por não saber dar uma aplicação transcendental às menores ações. Foi o que São Paulo aconselhou: "Portanto, quer comais quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus" (1 Cor 10,31). Quem, pela manhã, tem a intenção de tudo fazer naquele dia para o maior louvor do Ser Supremo e diz isto a Ele, transforma as mais simples ações numa vibrante prece, atraindo os maiores favores divinos. Este será fiel nas mínimas coisas, jamais sendo injusto consigo, com o próximo e com o próprio Deus.
Trata-se do cristão que cuida de seu corpo, por ser o templo vivo do Espírito Santo. Entrega-se a seu labor, por vezes, até material, mas com o reto desígnio de estar em tudo a serviço do próximo e o próximo é o próprio Jesus Cristo. Deseja até, honestamente, ganhar dinheiro, mas para poder ajudar os familiares e os mais necessitados. A perfeição do motivo que leva cada um a operar é de vital importância. As atividades ficam impregnadas de uma intenção sobrenatural em função do amor a Deus e ao semelhante. Todos os atos lícitos praticados por quem está em estado de graça são imensamente meritórios diante de Deus, mas os atilados filhos da luz aumentam tal mérito, explicitando o objetivo maior de tudo que faz, qual seja o maior glorificação a Deus e o bem espiritual e material do próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.