quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Gêneros literários - Parte I

A Bíblia é a palavra de DEUS revestida da palavra humana. Veja, se DEUS usou o homem para que Sua palavra fosse escrita, Ele respeitou a linguagem e o gênero de cada autor. Se este quis usar de metáfora, não deverei tomá-lo ao pé da letra, se quis usar de gênero estritamente narrativo, não deverei entendê-lo metaforicamente.

Assim, temos na Bíblia vários estilos diferentes; a poesia, história, parábolas, etc. Cada gênero literário tem suas regras de expressão, por exemplo: temos uma história belíssima, espécie de romance que é o livro de Tobias. Mas devemos ter sempre em mente que todo e qualquer versículo da Bíblia, por menor que seja, tem o objetivo de transmitir um ensinamento divino.
O livro Cânticos dos Cânticos também nos fala de um amor apaixonado. Ele aborda a experiência humana mais profunda, universal e significativa: o amor. Porém, de que amor se fala? Ele nos fala inseparavelmente, pois o homem, com toda sua humanidade, é imagem e semelhança de DEUS e, além disso, como diz São João, “O amor procede de DEUS, e todo aquele que ama nasceu de DEUS, e conhece a DEUS... pois DEUS é Amor” (1Jo4, 7-8). Assim sendo, o amor humano é o espelho, o sacramento, o sinal, a manifestação do próprio DEUS. Em suma este livro mostra o Amor de DEUS para com os homens Ct2,8-10 e Os11,3-4.
Nestes textos é narrado em linguagem bem humana o tamanho do amor de nosso DEUS! No primeiro é relação apaixonada de homem/mulher. Quem de nós aqui não chama o seu amado de algum nome carinhoso? Assim é o nosso DEUS. No texto de Oséias vemos a relação de PAI/MÃE que cuida de seu filho. Deixe-se ser cuidado por esse PAI AMOROSO!
A Bíblia inteira está penetrada pelo amor gratuito e misericordioso de DEUS. É um amor que humaniza, dignifica e promove; um amor que corrige quando é necessário; um amor que liberta e salva.
Temos também um livro de difícil leitura que é o Livro do Levítico. Este livro é um dos mais difíceis e o menos lido na Bíblia. Qual será o seu conteúdo? O livro do Levítico apresenta um emaranhado de leis, cerimônias, rituais, festas e costumes. Até JESUS parece desestimular sua leitura quando Ele critica as leis sobre o que é puro e impuro. Os Judeus observavam à risca o conteúdo deste livro.
Mas, mesmo que este livro apresenta dificuldades para a leitura e muitas leis superadas mas não podemos esquecer que faz parte da revelação de DEUS e tem mensagem válida sempre. É no Levítico que encontramos o convite: “Sede santos por que eu, o Senhor vosso DEUS, sou santo” Lv 19,2. E também encontramos uma regra de ouro, que JESUS retoma: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo“ Lv 19,18.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.