quinta-feira, 9 de setembro de 2010

E as folhas da figueira e a nudez?

O homem tomou consciência de sua situação e com medo e vergonha de DEUS não quis olhar para Ele. Era preciso fugir Dele! Com essa atitude tomada, o homem se sentiu nu. Então, a nudez descrita em Gn3, 7-8 é a tomada de consciência do homem diante de DEUS. A folha da figueira nos mostra o medo do homem depois de uma trágica experiência feita. É preciso cobrir-se, ou seja, o erro foi descoberto, percebido; era preciso, pois, tentar ocultá-lo. A reação é a mesma de pessoa que é surpreendida nua! Uma vez feita a experiência contra DEUS, o homem percebeu imediatamente o mal que acabara de praticar; sentiu toda a frustração que essa experiência amarga lhe trouxera e a desilusão; sentiu-se sem argumentos diante de DEUS, que já o prevenira anteriormente; tomou consciência da situação e com medo não quis olhar para DEUS, não quis enfrentá-lo! O homem preferiu a fuga.
E o rumor dos passos? O rumor dos passos de DEUS e o esconder-se Gn3, 7-8. Isto foi a tomada de consciência, pelo homem, da burrada feita! Ao fazer a experiência contra DEUS o homem percebeu que praticara o mal, sentiu frustrado pela experiência amarga e sentiu-se sem argumentos diante de DEUS, pois Ele já o tinha prevenido.
Mostra o temor profundo do homem que errou voluntariamente: ele deve agora se encontrar com DEUS, dar-lhe satisfação por ter abandonado a Lei Divina.
Mostra a ânsia do homem que espera em DEUS que lhe pedirá contas em breve! Gn 3,8 nos diz que os passos de DEUS eram aguardados por ele como sinal de visita agradável de um amigo, como pecadores os mesmos passos são aguardados com temor e angústia Gn3, 8b. E o esconder-se de DEUS descrito em Gn3, 8b.-10 - é o símbolo do homem que se reconhece pecador. Culpado e consciente; ainda não aberto à conversão; orgulhoso, prefere à fuga ao diálogo, a angústia à misericórdia e a paz que vêm de DEUS. Por exemplo, podemos citar tantas pessoas que não procuram DEUS arrumando desculpas para isso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.