sábado, 21 de agosto de 2010

Evangelho e JUSTIÇA - Meditação III

 Não é em nome de Jesus que milhares de pessoas estão largadas pelas esquinas e praças. São vítimas do descaso e do comodismo de uma sociedade que se torna cada dia mais insensível diante da dor e do sofrimento. Muitos falam em Jesus, muitos usam o título de seguidores de Jesus e muitos ainda afirmam ter o direito de determinar quem já está salvo e quem já está condenado. Pois bem, da boca de Jesus vem um alerta: afastai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade! Com estas palavras, o Mestre desmascara a hipocrisia de muitos que o seguem sem contudo lhe entregarem o coração. Nós comemos e bebemos em tua companhia e te ouvimos ensinar em nossas praças. Mas o Senhor afirma: Eu nem vos conheço! Realmente, não existe como alinhar a proposta de Jesus com estas estruturas carcomidas pela mentira e pela falsidade. Não há como sintonizar as atitudes de Jesus com as dos exploradores desta sociedade que alimentam ainda mais o foço profundo a separar ricos e pobres, que se fortalecem com a desgraça de famílias desestruturadas pelo álcool, pela prostituição e pela traição. Não, Jesus, o justo, jamais reconhecerá os que se engradeceram e se engrandecem com o sofrimento. Ele jamais aceitará em sua morada os que durante toda a vida o professaram com os lábios mas tiveram o coração longe dele sempre.
Não se trata de uma vingança divina, mas de Justiça, porque se não reconheceram a Jesus por meio de sua palavra viva e questionadora desta ordem mesquinha construída sob o pecado, a impunidade e falta de responsabilidade, igualmente não o reconhecerão quando ele vier a julgar. Ele não os reconhecerá porque na verdade sempre apresentaram máscaras a esconder os rostos. Uma vez desmascarados perante o juízo de Deus que já aqui se efetiva por meio dos pobres e sofredores, vítimas de toda esta farsa social, serão estranhos a si mesmos e perdidos de si, escutarão: eu nao vos conheço, porque na verdade nunca foram honestos e transparentes! Evangelho e Injustiça são coisas que nunca poderão se unir e quem o tentar, irá se depará com as duras palavras de Jesus: aí haverá pranto e ranger de dentes!




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.