sexta-feira, 23 de julho de 2010

AMOR E SEUS AVESSOS


Toma um fósforo. Acende teu cigarro!


O beijo, amigo, é a véspera do escarro,

A mão que afaga é a mesma que apedreja.

Se a alguém causa inda pena a tua chaga,

Apedreja essa mão vil que te afaga,

Escarra nessa boca que te beija!



Escarra, escarra, escarra mesmo nessa boca amigo... Porque isso é a maneira mais fácil de repudiar e eliminar algum desconforto. Uma maneira imediatista de resolver algumas insatisfações, geralmente provocada pelas palavras de alguém. As palavras são uma faca de dois gumes, corta e fere até a alma. O fato de escarrar é a maneira figurada de pagar com a MESMA MOEDA porque somos levados inicialmente pelas pulsões instintivas. Devemos retribuir com a mesma moeda aquele que nos ofendeu, machucou, hostilizou? A mensagem do Cristo foi, e é muito clara: Ame seus inimigos, (Mt 6). Ele mostrou no comportamento, não se rebelou em nenhum momento diante dos açoites e acusações. Mas, o exemplo de JESUS NEM SEMPRE É FÀCIL DE SEGUIR; ou melhor, nem sempre somos assim.

A tendência natural é retaliar alguma ofensa, ou seja, apedrejar e escarrar na mesma proporção a quem nos ofendeu, certo!!! As pessoas, algumas delas querem nos roubar a felicidade de viver, com as ofensas e palavras negativas. Lógico, que não vão. Pessoas negativas, afastemos-nos delas e criamos uma liberdade interior capaz de superar essas expressões e ações que hostilizam ou tentam nos destruir, ou fracassar.

Amigos, existem pessoas que tem uma maldade enraizada no seu coração, as chamadas pessoas sem caráter, sua personalidade foi distorcida e trás em suas ações apenas o desejo de satisfação pessoal, ou seja, em tudo procura ganhar vantagens e apenas ver seu próprio interesse.

O poema de Augusto dos Anjos é muito claro: a mão que afaga é a mesma que apedreja. Sério, os afagos e mimos de pessoas más intencionadas e com motivações diferentes do reino de Deus. Elas geram uma afabilidade e docilidade com você nos momentos da necessidade, ou mesmo na aparência de certas pessoas, mas no interior do coração, ruminam a maldade, perversão, hostilidade. Como detectar isso, as palavras que são explicitadas. Conhece uma pessoa, principalmente no ato de sua palavra, porque a boca fala daquilo que o coração está cheio. E também pelo que age. O comportamento produz a qualidade de pessoa a quem estamos nos relacionando.

Ninguém tem o direito de ferir a dignidade da pessoa humana, tentar ferir o mais profundo do ser, essência do ser humano. ISSO é inviolável

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.