segunda-feira, 17 de maio de 2010

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A VIRGEM MARIA



1. Por qual motivo a Igreja afirma que Maria é a Mãe de Deus?
Quando a Igreja afirma que Maria é mãe de Deus, o destaque não se encontra primeiramente em Maria, o destaque é posto na divindade de Jesus de Nazaré. Ou seja, afirmar que Maria é mãe de Deus é apresentar a fé em Jesus de Nazaré não como um homem iluminado ou adotado por Deus e sim como o próprio Filho de Deus feito homem no seio da Virgem Maria. Neste sentido, Maria se torna a primeira redimida por Jesus, uma vez que Deus faz morada no seu útero puríssimo e assim, a mãe de Jesus é verdadeiramente Mãe de Deus, pois Jesus é DEUS! Não aceitar essa verdade é negar a fé em Jesus!
2. Por que nós temos tantos nomes para Maria? Nossa Senhora de Fátima, Aparecida... etc.
Esses nomes são títulos para Maria, ou relativos a cidades onde algumas aparições aconteceram, como Fátima, Lourdes, Guadalupe, etc. Ou relativo a fé no papel da Virgem, por exemplo, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Nossa Senhora das Dores, etc. Também relativos à Maria em relação a Jesus, como Maria, Porta dos Céus, Rainha dos Apóstolos. Porém, é sempre a mesma Maria, mãe de Jesus quem recebe estes títulos, sinais de carinho e devoção do povo fiel.
3. Como é possível explicar a origem da Ave Maria como oração dirigida à Nossa Senhora?
A primeira parte é relativo aos encontros com o Anjo Gabriel (Lc 1,26ss), com Isabel (Lc 1,39ss). A segunda parte relativa à Maria em sua vida com Jesus: Mãe de Deus, porque Jesus é Deus. Rogai por nós pecadores porque Maria rogou pelos noivos em Caná da Galiléia (Jo 2) agora e na hora da nossa morte porque Maria está presente sempre na vida de Jesus.
4. Por que Jesus não chama Maria de mãe?
Jesus chama Maria sempre de mulher, para dar destaque ao papel de Maria como Primeira Mulher da Nova Criação. Agora, temos uma pessoa capaz de corrigir o que a Primeira Eva não conseguiu fazer. É muito mais forte a presente de Maria como Mulher porque demonstra o desejo de Deus de restaurar a ordem perdida por Adão e Eva. Neste Sentido, Jesus é o Novo Adão e Maria a Nova Eva. Nova mulher!
5. Por que enfrentamos grandes dificuldades na relação com os protestantes quando o assunto é Maria?
A maior dificuldade surge por conta de leituras limitadas, interesseiras e muitas vezes maldosa da Sagrada Escritura. Quando se pega textos isolados, corremos o risco de empobrecer a sublime e magnífica Palavra de Deus. Mas devemos rogar a Deus que todos consigamos fazer o que o Evangelho diz em relação à Maria: Proclamá-la bendita (Lc 1,39-46) e Fazer tudo o que Jesus nos disser (Jo 1,1-11)

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.